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As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência na escolas de educação profissional

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As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência na escolas de educação profissional

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Título As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência na escolas de educação profissional
Outro título Interfaces of the public and private spheres in the production of the efÞ ciency discourse in professional educational schools
Autor Zulke, Maria Inês Utzig
Nardi, Henrique Caetano
Resumo Este artigo discute os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores em escolas públicas de educação proÞ ssional no contexto de reforma do Estado. Problematizamos as proposições centrais do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineÞ ciência do serviço público, justiÞ cando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica empresarial privada. IdentiÞ camos em nosso estudo que o estigma da ineÞ ciência não está presente nas instituições pesquisadas, interrogando a suposta homogeneidade discursiva com que o setor público é tratado. Destacamos o valor simbólico atribuído ao trabalho neste contexto e a interface do público e do privado presentes na educação proÞ ssional como possibilidades explicativas para a eÞ ciência e boa qualidade atribuídas às escolas estudadas.
Abstract This article discusses the effects of contemporary transformations in the subjectiÞ cation processes of public professional educational schools workers in Brazilian State’s Reform context. We interrogate the central propositions of the State Reform that have sustained the governmental discourse concerning the inefÞ ciency of public services, which is used to justify the introduction of operating ways characteristic of the private sector logic in this sector. We identiÞ ed that the inefÞ ciency stigma is not present in the institutions analyzed, interrogating the taken for granted discourse homogeneity concerning the public sector. As explaining possibilities for the good quality and efÞ ciency attributed to the studied schools, we indicate the importance of work’s symbolic value in this context and the private and public interface present in professional education.
Contido em Aletheia. Canoas. N.29 (jan./jun. 2009), p. 161-176.
Assunto Educação profissional
Eficiência
Reforma do estado
Setor público
Subjetividade
Trabalhadores
[en] Professional education
[en] State reform
[en] Subjectivation processes
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108135
Arquivos Descrição Formato
000748203.pdf (176.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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