Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBandeira, Cláudia de Moraespt_BR
dc.contributor.authorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-12T02:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1413-8557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108136pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi investigar possíveis diferenças na autoestima de adolescentes envolvidos em bullying, enquanto agressores, vítimas, vítimas/agressores ou testemunhas, por sexo. Participaram 465 adolescentes, sendo 52,7% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre bullying e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apontaram para uma interação entre sexo e papéis de bullying em relação à autoestima. Testes Post Hoc demonstraram que, no grupo de vítimas/agressores, os meninos apresentaram média superior de autoestima em relação às meninas. Verificou-se que, em relação aos meninos, o grupo de testemunhas apresentou maior média de autoestima que o grupo de vítimas. Em relação às meninas, o grupo de agressoras apresentou média mais alta que o grupo de vítimas/ agressoras. Concluiu-se que o bullying apresenta diferentes implicações na autoestima de meninas e meninos envolvidos em diferentes papéis. Novos estudos para esclarecer algumas dessas questões são propostos.pt_BR
dc.description.abstractIn this study we aim at investigating adolescents involved in bullying as victims, aggressor or victim/aggressor or even witness. We are interested in identifying the differences in their self-esteem according to gender. The participants, 465 adolescents (52.7% males), completed the Rosenberg Self-Esteem Scale and a bullying questionnaire. Results showed an interaction between gender and the participants’ roles in bullying in relation to self-esteem. Post-hoc analyses showed that in the victims/aggressors group, boys revealed higher self-esteem than the girls. Male witnesses presented higher self-esteem than victims. Female aggressors presented higher self-esteem than the victims/aggressors group. The results also show that bullying is a very common phenomenon which bring about different implications for girls and boys self-esteem. We propose new studies to clarify some of these issues.en
dc.description.abstractEl objetivo del presente estudio fue investigar posibles diferencias por sexo en la auto-estima de adolescentes involucrados en bullying como agresores, víctimas, víctimas/agresores o testigos. Participaron 465 adolescentes, siendo 52,7% del sexo masculino. Los instrumentos utilizados fueron un cuestionario sobre bullying y la Escala de Auto-Estima de Rosenberg. Los resultados señalaron una interacción entre sexo y papeles de bullying en relación a la auto-estima. Tests Post Hoc demostraron que en el grupo de víctimas/agresores los chicos presentaron media superior de auto-estima en relación a las chicas. Se verificó que en relación a los chicos el grupo de testigos presentó media mayor de auto-estima que el grupo de víctimas. En relación a las chicas el grupo de agresoras presentó media más alta que el grupo de víctimas/agresoras. Se concluye que el bullying presenta diferentes consecuencias en la auto-estima de chicas y chicos involucrados en diferentes papeles. Se proponen nuevos estudios para aclarar algunos de eses aspectos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 14, n.1 (2010), p. 131-138.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBullyingen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectSelf esteemen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGéneroes
dc.titleAs implicações do bullying na auto-estima de adolescentespt_BR
dc.title.alternativeImplications of bullying in adolescents’ self-esteem en
dc.title.alternativeLas consecuencias del bullying en la auto-estima de adolescentes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763821pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples