Repositório Digital

A- A A+

Autoimagem e autoestima de jogadores de futebol : uma revisão de literatura

.

Autoimagem e autoestima de jogadores de futebol : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Autoimagem e autoestima de jogadores de futebol : uma revisão de literatura
Autor Silva, Maicon Carvalho da
Orientador Monteiro, Alberto de Oliveira
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol
Psicologia do esporte
Resumo Os fatores psicológicos possuem grandes influências sobre as atitudes das pessoas, independentemente do campo de atuação delas (políticos, professores, advogados, médicos, donas de casa, e etc.). Esses fatores podem mexer direta ou indiretamente na personalidade dessas pessoas. Para os atletas, especialmente os de futebol, a autoimagem e a autoestima são fundamentais para o desenvolvimento de sua performance, tanto no treino como em competições desportivas.Meu interesse de realizar este estudo se deve ao fato de que trabalho na área do desporto como membro de uma comissão técnica, e penso que cada vez mais os clubes estão se organizando e buscando conhecimento em diversas áreas com o objetivo de maximizar a qualidade de suas equipes. Além de que, como professor, penso que explorando esses fatores psicológicos motivacionais podemos aplicá-los em nossas aulas e aumentar o rendimento do processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura, a partir de artigos produzidos nos últimos 10 anos, com vistas a conhecer e aprofundar as questões relacionadas com a autoimagem (AI) e autoestima (AE), particularmente no plano dos atletas de futebol profissional. Para tal, iniciaremos desenvolvendo um texto que trate dos conceitos de AI e AE a partir da psicologia. Posteriormente, pretendemos estudar como esses conceitos são analisados por diferentes autores no âmbito do esporte em geral e, particularmente, junto ao futebol. E, ao final, serão apresentados comentários a respeito daquilo que considerarmos mais significativo para a apropriação dos agentes (treinadores, preparadores fiscos, psicólogos e outros) envolvidos na preparação de equipes de futebol. Assim como, que esse trabalho possa contribuir ajudando psicólogos, pedagogos, professores de Ed. Física e jovens na cultura sócio-esportiva dentro da escola a entender e conhecer outras situações presentes dentro dessa modalidade esportiva, o futebol.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/108176
Arquivos Descrição Formato
000947305.pdf (414.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.