A prática do cotidiano : planejamento na educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Cristiane dos Santos Amaral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T02:14:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108381 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo pesquisar sobre o planejamento na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, nas Totalidades Iniciais. Sabemos que o Jovem e o Adulto ingressam na escola com os seus conhecimentos, sua cultura, suas competências. O diálogo com os saberes escolares pode os reorientar a fim de que sejam atendidas suas necessidades e as da sociedade. Os conhecimentos adquiridos tanto na escola quanto na vida são variados e igualmente importantes. Por isto, perguntou-se: Como interligar os conhecimentos prévios destes sujeitos, tão cheios de riquezas e ensinamentos, com os conteúdos escolares a fim de tornar a aprendizagem mais significativa e proveitosa? Estas questões foram abordadas, neste estudo, através de pesquisa bibliográfica e de análise de entrevistas realizadas com educadores de jovens e adultos que atuam em instituições públicas de ensino. Concluiu-se que o conceito sobre planejamento é bem diversificado entre os professores e que em alguns momentos os conhecimentos prévios dos educandos são valorizados, mas também em outros casos, os livros didáticos infantis são adaptados para o público em questão. Espera-se que este estudo contribua para um repensar do educador que atua com o público da Educação de Jovens e Adultos, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica e metodológica, para que auxilie na formação de cidadãos atuantes e críticos e na transformação da realidade em que vivem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | A prática do cotidiano : planejamento na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000948508 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)