Repositório Digital

A- A A+

Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire

.

Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire
Autor Gheno, Giselle Maria Fraga
Orientador Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Assunto Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Permanência na escola
Resumo O presente trabalho visou compreender questões pertinentes ao fenômeno da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), um grave problema educacional que assola o país. Como enfoque principal deste trabalho sobre a evasão se produziu um questionamento que tem inquietado e incomodado educadores e intelectuais comprometidos com a educação: por que o aluno, depois de evadir da escola, procura a EJA e também evade? Conhecer e compreender alguns aspectos deste fenômeno e buscar alternativas para este problema foram as principais finalidades desta pesquisa, que foi realizada em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), localizado no município de Porto Alegre. A pesquisa quanti-qualitativa que se desenvolveu foi organizada a partir do uso de entrevistas semi-estruturadas dirigidas a educandos jovens e adultos que evadiram do NEEJA. Como hipótese, suspeitava que, em suas respostas, talvez fizessem referências a momentos distintos de evasão na infância e na idade adulta. A fim de confirmar ou não esta suspeita, foi preciso estabelecer uma interlocução mais intencional e sistemática com os educandos a fim de melhor entender o que apontam como motivo da evasão seguida de regresso à escola e, depois, de nova evasão. Fundamentei meus estudos em referenciais teóricos específicos, buscando subsídios em autores que também têm se preocupado com o fenômeno da evasão na Educação de Jovens e Adultos. Concluí que a maioria, praticamente 100% dos entrevistados, procura o NEEJA para a certificação e o que os afastou, e ainda afasta, da escola e dos estudos é a impossibilidade de conciliação do trabalho com o horário para este fim.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108386
Arquivos Descrição Formato
000948521.pdf (644.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.