Repositório Digital

A- A A+

Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram

.

Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laboratório de aprendizagem na EJA : expectativas que se (des)encontram
Autor Santiago, Luciane Teresinha Munhoz
Orientador Collares, Darli
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Assunto Educação de jovens e adultos
Intervenção
Resumo O presente estudo tem como objetivo considerar o Laboratório de Aprendizagem (LA) enquanto espaço de ação pedagógica e de função equalizadora da EJA. A curta investigação trabalha as expectativas dos alunos envolvidos projeto piloto “Por um Laboratório de Aprendizagem (LA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” em uma escola de ensino fundamental, na mesma modalidade, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho ocorreu no primeiro semestre do ano letivo de 2011, tendo suporte na metodologia de pesquisa etnográfica, baseado na observação participante, em entrevistas e análise documental de 17 sujeitos jovens e adultos. A questão que se apresenta para esta pesquisa é: Quais as expectativas dos sujeitos envolvidos no Laboratório de Aprendizagem (LA) para que este se constitua em um espaço diferenciado, na EJA? Partindo da investigação dos problemas de aprendizagens de sujeitos encaminhados pelo grupo de professores. Deste modo, o Projeto “Por um La na EJA” é revolucionário, pois ainda não existe um trabalho deste nível para alunos da EJA, pois é exclusividade do ensino regular. O Laboratório de Aprendizagem (LA) propõe auxiliar os alunos da EJA, na construção do conhecimento. No trabalho os alunos são levados a um diálogo diferente com a aprendizagem, um recriar no saber pedagógico. Surgem três categorias de análise para o LA: esperança de aprendizagem, certeza de aprendizagem e possibilidade de “ser alguém” na vida. A partir das análises verificadas e no desenrolar de um trabalho pedagógico diferenciado evidencia-se a importância do LA na EJA.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108391
Arquivos Descrição Formato
000948529.pdf (353.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.