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dc.contributor.advisorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.contributor.authorMachado, Jeferson Venturapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T02:14:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108392pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos, que é foco deste trabalho, convive com um número expressivo de evasões. Mas, em detrimento deste quadro, muitos estudantes permanecem em busca de seus certificados e, talvez, de conhecimentos para enfrentar suas dificuldades cotidianas. Este trabalho buscou identificar ações, organizações e situações que contribuem para a permanência do aluno na escola. Que escola encanta? Que escola é esta onde, apesar das dificuldades, alunos e professores semeiam sonhos e utopias? Ao identificar os motivos da permanência do aluno na caminhada do aprendizado, pretendemos salientar e valorizar situações que, mesmo não servindo de modelo, diminuam a grande evasão que encontramos na escola, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Da mesma forma, buscou-se compreender que movimentos significam a escola. Considerando esta situação complexa na qual rivalizam evasão e permanência, perguntou-se: O que faz este educando permanecer na escola? O que acontece, durante a caminhada do educando na escola, que toca seus sentimentos e faz com que ele mantenha o vínculo com a instituição? Exploramos tais questionamentos através, principalmente, de Paulo Freire, Rubem Alves e Moacir Gadotti, agregando Luiz Fernando Mileto, Gerson Tavares do Carmo e Juarez Dayrell, aos referenciais teóricos, conforme as análises tornaram isto necessário. O trabalho empírico envolveu entrevista de noventa alunos que frequentam esta modalidade de ensino, em uma escola pública municipal localizada em Porto Alegre. Concluiu-se que boa parte dos alunos entrevistados procura a Educação de Jovens e Adultos, nesta escola, motivados por uma necessidade de mobilidade social, buscando melhores postos de trabalho e, também, conhecimento ou certificação. Os fatores que podem determinar uma efetiva permanência na sua trajetória são de caráter relacional, estando articulados ao desejo de pertencimento ao grupo social, ou se associam à relevância e ao significado dos conteúdos aprendidos para os educandos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos : encantamento e permanênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdadept_BR


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