Repositório Digital

A- A A+

Representações docentes na educação de jovens e adultos : em busca de significados

.

Representações docentes na educação de jovens e adultos : em busca de significados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações docentes na educação de jovens e adultos : em busca de significados
Autor Leite, Graciela da Silva Meirelles
Orientador Fonseca, Laura Souza
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Assunto Educação de jovens e adultos
Educação popular
Resumo É do espaço do Curso de Especialização em EJA e Educação de Privados de Liberdade ao qual é destinado o presente trabalho que emerge a questão desta pesquisa. No decorrer do curso chamou-me atenção e causou estranhamento a ideia que alguns professores da EJA expressavam sobre os estudantes através de suas falas argumentativas. O aporte escolhido foi a Teoria das Representações Sociais, tal como proposta por Moscovici (1978) devido a sua especificidade nos estudos de fenômenos sociais que circulam e orientam as ações de grupos, além de se constituir como pertinente para compreender os sentidos atribuídos pelos professores ao ser discente. A opção metodológica envolve a aproximação ao método da dialética materialista histórica, levantamento bibliográfico em relação ao que já se produziu e ao que se vem produzindo atualmente sobre o tema “Representações docentes”. Participaram do estudo 8 docentes inseridos na faixa etária entre 24 e 49 anos; todos com formação superior, e com tempo de atuação oscilando entre 03 e 12 anos na EJA. Os dados foram coletados por meio de questionários e a partir da análise verificou-se que diversos elementos como a formação docente, as condições de trabalho desses profissionais, o conhecimento da realidade e valorização da cultura dos estudantes da EJA e ainda a relação dos educandos da EJA com o saber interferem nessas representações sociais. Desses elementos decorrem as três categorias a partir das quais se constituiu a análise: Desafios dos Professores da EJA, Currículo da EJA e Juventude. Os resultados constituem um alerta para que, por meio de políticas públicas, se resgate a valorização e o reconhecimento social dos docentes investindo-se primordialmente na formação específica do profissional da EJA. Atrelada a essa condição está a prática educativa como possibilidade de alteração do panorama atual a favor da educação popular.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108394
Arquivos Descrição Formato
000948535.pdf (1.214Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.