Repositório Digital

A- A A+

A religiosidade e espiritualidade como aportes na vida de adultos pouco escolarizados

.

A religiosidade e espiritualidade como aportes na vida de adultos pouco escolarizados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A religiosidade e espiritualidade como aportes na vida de adultos pouco escolarizados
Autor Farias, Vera Regina Bittencourt
Orientador Doll, Johannes
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Assunto Educação de jovens e adultos
Envelhecimento
Escolarização
Espiritualidade
Religiosidade
Resumo Este trabalho estuda as estratégias de enfrentamento adotadas por idosos pouco escolarizados para viver e conviver nesse universo letrado e globalizado e em constante mudança onde novas tecnologias surgem a cada momento. A análise daí da premissa que religiosidade e espiritualidade podem fazer parte destas estratégias. Como fundamentação teórica, o trabalho revisa a literatura a respeito de conceitos como envelhecimento ativo, religiosidade e educação de adultos. A pesquisa empírica foi realizada através de estudo de caso envolvendo um idoso e duas idosas pouco escolarizadas. Através da narração das histórias de vida torna-se visível, de que forma a religiosidade e a espiritualidade estavam presente na vida dessas pessoas que carregam consigo, além da pouca escolaridade e da idade avançada, vivências e experiências enriquecedoras. Os relatos dos idosos permitem evocar o passado possibilitando resignificações dos eventos importantes nas suas vidas. Apesar de elementos comuns entre os três entrevistados, principalmente a baixa escolaridade, o contexto histórico e a importância da religiosidade nas suas vidas, fica evidente que o próprio envolvimento religioso assume formas diferentes e particulares na vida de cada um dos entrevistados. Observa-se também a partir dos dados recolhidos que para os três participantes, a religião representa de fato uma das estratégias chaves para atribuir significado a sua vida.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108396
Arquivos Descrição Formato
000948538.pdf (380.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.