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Memórias de um Processo de Composição Musical : Impetus, Técnicas e Improvisações

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Memórias de um Processo de Composição Musical : Impetus, Técnicas e Improvisações

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Título Memórias de um Processo de Composição Musical : Impetus, Técnicas e Improvisações
Autor Machado, Maurício Marques
Orientador Cunha, Antônio Carlos Borges
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Composição musical
imaginário sonoro
Improvisação musical
Violão
[en] Composition
[en] Guitar
[en] Imaginary of sound
[en] Improvisation
Resumo Este memorial apresenta os processos de composição de peças escritas durante o Mestrado na UFRGS, integrando técnicas para gerar materiais de alturas e ritmos com improvisações espontâneas ao violão. Esta pesquisa em composição musical teve como referências obras de György Ligeti, Maurice Ravel, Bela Bartók, Morton Feldman e Alberto Ginastera, Astor Piazzolla e Radamés Gnattali. Os textos e as composições de Antônio Carlos Borges-Cunha e Celso Loureiro Chaves contribuíram para as reflexões sobre a formação técnica do compositor na atualidade, bem como para a importância do desenvolvimento de uma identidade estilística. Para tanto, minha experiência com instrumentista e improvisador - atuante, principalmente em gêneros da música regional do Rio Grande do Sul - foi incorporada na invenção e desenvolvimentos de materiais.
Abstract This memorial presents the compositional processes of pieces written during the Masters at UFRGS, integrating techniques to generate materials of heights and rhythms with spontaneous improvisations on the guitar. This research in music composition used as references the works of György Ligeti, Maurice Ravel, Bela Bartók, Morton Feldman and Alberto Ginastera, Astor Piazzolla and Radamés Gnattali. The texts and songs by Antônio Carlos Borges-Cunha and Celso Loureiro Chaves added to the discussions about the technical training of the composers today, as well as about the importance of developing a stylistic identity. For that, my experience as an instrumentalist and an improviser - acting especially in genres of Rio Grande do Sul's traditional music - was incorporated to the invention and development of materials.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/108400
Arquivos Descrição Formato
000948079.pdf (38.46Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000948079.zip (108.5Mb) Música Arquivo ZIP Visualizar/abrir

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