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A avaliação do estilo cognitivo verbal visual : estrutura fatorial do questionário verbalizador visualizador

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A avaliação do estilo cognitivo verbal visual : estrutura fatorial do questionário verbalizador visualizador

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Título A avaliação do estilo cognitivo verbal visual : estrutura fatorial do questionário verbalizador visualizador
Outro título Evaluation of verbal and visual cognitive style : fatorial estructure of verbalizer-visualizer questionnaire
Autor Alencastro, Luciano da Silva
Piccoli, Luciano Ferreira
Gomes, William Barbosa
Resumo Em 1977, Richardson criou o primeiro e mais utilizado instrumento para avaliar estilo verbal e visual: o Questionário Verbalizador-visualizador (QVV). O presente estudo investigou a estrutura fatorial e consistência interna do QVV, aplicado em 104 universitários. Dos três fatores encontrados, apenas um apresentou consistência teórica e empírica: o fator verbal. O fator visual talvez não tenha sido identificado devido a vieses da tarefa, pois indivíduos com maior flexibilidade de estilo cognitivo podem ter sido influenciados pela apresentação verbal dos itens. No entanto, a diferença de estilos verbais e visuais pode explicar problemas de aprendizagem e sugerir modos pedagógicos de articulação entre palavras e imagens. As pesquisas devem continuar explorando questionários e escalas, mas certamente se beneficiarão com o uso de ferramentas inovadoras, como dispositivos computacionais. Por fim, sugere-se uma revisão radical do QVV a fim de habilitá-lo à mensuração de preferências verbais e visuais.
Abstract Richardson developed in 1977 the first and most used instrument to evaluate visual and verbal cognitive styles - the Verbalizer-Visualizer Questionnaire (VVQ). The present research aimed to investigate the factorial structure and internal consistence of VVQ. The questionnaire was answered by 104 undergraduate students. A composition of three factors was found, but only the verbal factor showed theoretical and empirical consistence. It is suggested that the visual parameter may have been biased by the task, since it was presented in a verbal way. However, differences between visual and verbal styles could explain learning problems and suggest pedagogic articulations among words and images. Further research must continue investigating questionnaires and scales, but certainly they would benefit from the use of innovative tools, such as computer devices. Finally, results suggest that the VVQ should be thoroughly revised, so that verbal and visual preferences can be effectively measured.
Contido em Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 9 , n. 1 (abr. 2010), p. 35-41.
Assunto Estilo cognitivo
Estudantes universitarios
Psicometria
Validade do teste
[en] Cognitive style
[en] Psychometrics
[en] Verbal and visual preferences
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108514
Arquivos Descrição Formato
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