Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlencastro, Luciano da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPiccoli, Luciano Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorGomes, William Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-20T02:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108514pt_BR
dc.description.abstractEm 1977, Richardson criou o primeiro e mais utilizado instrumento para avaliar estilo verbal e visual: o Questionário Verbalizador-visualizador (QVV). O presente estudo investigou a estrutura fatorial e consistência interna do QVV, aplicado em 104 universitários. Dos três fatores encontrados, apenas um apresentou consistência teórica e empírica: o fator verbal. O fator visual talvez não tenha sido identificado devido a vieses da tarefa, pois indivíduos com maior flexibilidade de estilo cognitivo podem ter sido influenciados pela apresentação verbal dos itens. No entanto, a diferença de estilos verbais e visuais pode explicar problemas de aprendizagem e sugerir modos pedagógicos de articulação entre palavras e imagens. As pesquisas devem continuar explorando questionários e escalas, mas certamente se beneficiarão com o uso de ferramentas inovadoras, como dispositivos computacionais. Por fim, sugere-se uma revisão radical do QVV a fim de habilitá-lo à mensuração de preferências verbais e visuais.pt
dc.description.abstractRichardson developed in 1977 the first and most used instrument to evaluate visual and verbal cognitive styles - the Verbalizer-Visualizer Questionnaire (VVQ). The present research aimed to investigate the factorial structure and internal consistence of VVQ. The questionnaire was answered by 104 undergraduate students. A composition of three factors was found, but only the verbal factor showed theoretical and empirical consistence. It is suggested that the visual parameter may have been biased by the task, since it was presented in a verbal way. However, differences between visual and verbal styles could explain learning problems and suggest pedagogic articulations among words and images. Further research must continue investigating questionnaires and scales, but certainly they would benefit from the use of innovative tools, such as computer devices. Finally, results suggest that the VVQ should be thoroughly revised, so that verbal and visual preferences can be effectively measured.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 9 , n. 1 (abr. 2010), p. 35-41.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCognitive styleen
dc.subjectEstilo cognitivopt_BR
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectVerbal and visual preferencesen
dc.subjectPsychometricsen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleA avaliação do estilo cognitivo verbal visual : estrutura fatorial do questionário verbalizador visualizadorpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of verbal and visual cognitive style : fatorial estructure of verbalizer-visualizer questionnaireen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000827496pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples