Repositório Digital

A- A A+

Proposta de modelo de negócios para elaboração de um comércio virtual de joias

.

Proposta de modelo de negócios para elaboração de um comércio virtual de joias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de modelo de negócios para elaboração de um comércio virtual de joias
Autor Fraga, Adriano Porto
Orientador Fioriolli, Jose Carlos
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comércio eletrônico
Jóias
Plano de negócios
[en] Business model
[en] Planning
[en] Virtual jewelry
Resumo Esta monografia trata da elaboração de um modelo de negócios e o acompanhamento, mediante relatos, da implementação do mesmo. O modelo de negócios é aplicado na criação de uma joalheria virtual com foco na materialização dos sentimentos de seus clientes. Durante todo o trabalho é estudada a maneira mais viável e inovadora para oferecer esta nova proposta ao público, agregando o máximo de comodidade aos consumidores e qualidade nas peças desenvolvidas. Um estudo minucioso antes da abertura de um negócio é extremamente necessário, devido ao alto índice de fechamento de empresas antes de 2 anos de funcionamento, por causa da falta de planejamento. O modelo de negócios utilizado no trabalho é o modelo Canvas de Negócios, idealizado pelos autores Osterwalder e Pigneur (2011). Para a elaboração de um modelo específico para a empresa em questão, foram feitos estudos e análises de 8 pilares, nos quais é baseados o modelo de negócios. Dentre as análises apresentadas, foi realizada uma avaliação do cenário em que a empresa está inserida para garantir a viabilidade e, consequentemente, sucesso do projeto no tempo planejado. Observou-se que a joalheria virtual seria rentável, mediante elaboração de projeções financeiras, obedecendo a eventuais oscilações do mercado.
Abstract This monograph deals with the development of a business model and following, through reports, the implementation by the same. The business model is applied in the creation of a virtual jewelry store focused on realization of the feelings of their customers. Throughout the work is studied the most viable and innovative to offer this new proposal to the public, adding maximum convenience to consumers and the quality pieces developed. A detailed study before opening a business is extremely necessary, due to the high rate of closing companies before 2 years of operation, because of lack of planning. The business model used in the paper is the Business Model Canvas, designed by the authors Osterwalder and Pigneur (2011). For the elaboration of a specific model for the company in question, studies and analyzes were made along with 8 pillars analysis, in which the business model was grounded. Among the analyzes presented, we conducted an evaluation of the scenario in which the company operates to ensure the viability and hence success of the project at the planned time. It was observed that the virtual jewelry would be profitable, upon financial projection execution, respecting eventual oscillating market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/108578
Arquivos Descrição Formato
000906863.pdf (1.913Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.