Repositório Digital

A- A A+

Transformação de um sistema de manufatura linear em celular segundo os aspectos micro e macro da ergonomia

.

Transformação de um sistema de manufatura linear em celular segundo os aspectos micro e macro da ergonomia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Transformação de um sistema de manufatura linear em celular segundo os aspectos micro e macro da ergonomia
Autor Fischer, Daniela
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Ergonomia
Trabalho
Resumo Esta dissertação consiste no estudo das condições de trabalho e proposta de reprojeto de uma linha de montagem manual de medidores polifásicos de energia elétrica, nos moldes taylorista-fordista de produção. Com base nos fatores humanos e organizacionais relacionados com o trabalho e com as questões de produção, buscou-se a reestruturação da organização do trabalho, a concepção e o dimensionamento da tarefa a cargo de cada operador, do sistema de manufatura e do respectivo mobiliário e a adequação das ferramentas, dispositivos de apoio e equipamentos. A abordagem participativa foi utilizada no levantamento, análise, proposição e validação de soluções. Desde o início, todas as questões foram discutidas entre o pessoal do LOPP/PPGEP/UFRGS e o Comitê de Ergonomia (COERGO) organizado na empresa, representado por profissionais de diferentes áreas e os próprios operadores da montagem. As melhorias propostas foram implementadas e validadas em conjunto com os funcionários da empresa. Foram coletados dados sobre a saúde física do trabalhador, fatores físicos, individuais e/ou subjetivos e a produtividade. As melhorias geradas pela intervenção ergonômica contribuíram para a redução dos custos humanos do trabalho, ou seja, do índice de distúrbios osteomusculares em membros superiores e acidentes do trabalho. Os trabalhadores consideraram as mudanças ergonômicas benéficas para a sua saúde e para a melhoria das relações entre os colegas de célula. Houve aumento significativo de produtividade dependendo do modelo do medidor e do período da intervenção ergonômica. Diante dos resultados, este trabalho de dissertação mostra que é possível minimizar problemas nas empresas pela consideração dos aspectos micro e macro da ergonomia nas questões da produção e os benefícios são mútuos para os sistemas humano e produtivo.
Abstract This dissertation investigated the traditional work conditions and the effects of the new system redesigned and implemented in an electrical meter manufacture. The macroergonomic approach used to model the new system reestructured work organization (the task and production issues like plant layout) and workstation conception and design. Problems and solutions were raised and commented with workers and managers as prescribed by participatory ergonomics. The solutions proposed were implemented. Collected data about osteomuscular diseases, work related accidents, psycophysical health and producivity of the electrical meter manufacture in the traditional (line layout) and proposed one (cellular) systems were compared. The workers considered the ergonomic improvements as an benefit to health and coworkers relationship. Data about work related injuries indicate a reduction in the incidence of injuries after the ergonomic programme. Productivity tended to increase depending on the assemblage complexity and plant layout. Based on the results, this study shows the effectiveness of ergonomics in minimizing the company´s problems by considering both the micro and macro ergonomic aspects: benefits are reciprocal to human and productive systems.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10858
Arquivos Descrição Formato
000288403.pdf (2.563Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.