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A utilização do auto-atendimento do Banco do Brasil por clientes da Agência de Alegrete-RS

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A utilização do auto-atendimento do Banco do Brasil por clientes da Agência de Alegrete-RS

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Título A utilização do auto-atendimento do Banco do Brasil por clientes da Agência de Alegrete-RS
Autor Rodrigues, Wilmar Flores
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Auto-atendimento
Bancos : Clientes
Satisfação do consumidor
Resumo Atualmente a tecnologia bancária encontra-se implantada de forma irreversível em quase todas as instituições financeiras do Brasil. Ao disponibilizar equipamentos de última geração, a rede bancária repassa ao cliente a responsabilidade para realizar as mais diversas operações no auto-atendimento, tais como depósitos em dinheiro e em cheques, saques, transferência de valores e pagamento de contas, agradando a muita gente, tendo em vista as facilidades oferecidas. Os principais objetivos das instituições financeira com esta medida são: reduzir os custos operacionais com pessoal e diminuir as filas dentro das agências físicas e em conseqüência aumentar os lucros. A utilização da internet também encontra-se presente em escala crescente no meio bancário possibilitando ao cliente realizar inúmeras operações bancárias sem sair de casa. No entanto esta gama de facilidades não consegue beneficiar a todos os clientes indistintamente. A tecnologia bancária avançada atinge de forma negativa as pessoas mais idosas, pessoas sem escolaridade e jovens portadores de analfabetismo funcional. Assim sendo este trabalho procurou mostrar como é utilizado o auto-atendimento do Banco do Brasil pelos clientes da Agência de Alegrete - RS. Utilizou-se questionário semi-aberto para coletar dados primários diretamente junto aos clientes, e pesquisa bibliográfica, permitindo que se fechasse uma efetiva análise da situação. Por fim foram elaboradas sugestões para diminuir o impacto negativo da tecnologia bancária na vida destas pessoas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/108595
Arquivos Descrição Formato
000698524.pdf (265.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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