Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFurtado, Eliana Maria Anjospt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Clara Buenopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-24T02:15:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108605pt_BR
dc.description.abstractA experiência docente e profissional em terapia ocupacional indica uma formação acadêmica limitada em relação aos seguintes aspectos: o ser terapeuta ocupacional e suas implicações técnicas e metodológicas; o compreender e o assimilar o perfil profissional e, ainda, o entender o papel da atividade humana como recurso terapêutico. Para contribuir com tais lacunas, desenvolveu-se o Método da Escavação, criado com base na prática clínica e acadêmica. Neste artigo, o método é apresentado e analisado considerando as relações teórico-metodológicas entre a prática clínica, a formação acadêmica em terapia ocupacional e a abordagem ergológica. A argumentação desenvolvida resultou de um estudo de caso realizado em pesquisa de doutorado. Os dados foram coletados em documentos, entrevistas semiestruturadas e observação do Grupo de Estudos sobre Atividade Humana (Geah) do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA). Concluiu-se que há convergências entre o Método da Escavação e o Dispositivo Dinâmico a Três Polos. A vivência do método permitiu a confrontação e o entrecruzamento de saberes e valores entre o polo da experiência e o polo conceitual que compõem a terapia ocupacional. Os discentes renormatizaram saberes e ressignificaram suas vidas cotidianas e experiências de trabalho, reafirmando o poder terapêutico e criador da atividade humana.pt_BR
dc.description.abstractThe experience of teaching and working in occupational therapy has indicated some educational gaps in the professional education in the field: the very nature of being occupational therapist and its technical and methodological implications; the understanding and identification of the workers with the field and, also, the role of human activity as a therapeutic resource. In order to give a contribution to resolve it, it has been developed the so called Excavation Method that was created on the basis of academic and clinical practice. In this article, the method is presented and analyzed considering the theoretical and methodological relations between practice (academic and clinical) and the ergologic approach. The argument is based on a case study undertaken in a PhD course. The field work was developed with a group called Study Group of Human Activity (Geah) of the Methodist Institute of Porto Alegre (IPA). The main conclusion is that the Excavation Method and the Tree Poles Dynamic Dispositive have strong relationship. The method allowed confrontation and interchanging of knowledge and values between those people situated in the pole of experience and those of the conceptual pole, in the field of occupational therapy. The students renormalized their knowledge and gave new meaning for their daily life and working experience confirming the therapeutic and creational power of human activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, educação & saúde. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 9, supl 1 (2011), p. 175-199pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErgologyen
dc.subjectErgologiapt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectOccupational therapyen
dc.subjectExcavation methoden
dc.subjectHuman activityen
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleMétodo da escavação em terapia ocupacional : um dispositivo dinâmico a três polos:pt_BR
dc.title.alternativeMethod of excavation in occupational therapy : a dynamic, three-pole device?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000865014pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples