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dc.contributor.authorGuareschi, Neuza Maria de Fátimapt_BR
dc.contributor.authorWendt, Guilherme Welterpt_BR
dc.contributor.authorDhein, Giselept_BR
dc.date.accessioned2014-12-24T02:15:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108630pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa o questionário socioeconômico que acompanhou a prova do ENADE-2006 nas atividades de iniciação científica, extensão e monitoria, respondido pelos alunos de Psicologia. A maioria dos alunos que responderam ao ENADE-2006 são oriundos de instituições privadas (n=19.756), sem curso de pós-graduação (n=19.187) e que residem no interior (n=12.797). Do total de respondentes, 2.382 são alunos de instituições federais, 863 estaduais, 612 municipais e 19.756 particulares. Em relação ao intercâmbio efetivo entre a graduação e a pós-graduação, é possível identificar um número pequeno de alunos que obtiveram a possibilidade de envolver-se em projetos de pós-graduandos (1,5%), estando mais envolvidos em projetos do professor orientador (9,9%). Em relação às atividades de monitoria, os alunos das instituições federais são os que mais participavam (61,6%) seguidas das instituições particulares (52,9%), das municipais (50,4%) e das estaduais (49,9%).pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses the socioeconomically questionnaire that accompanied the ENADE-2006 test on the activities of scientific initiation, extension and monitoring answered by psychology students. Most of the students that answered the test come from private institutions (n=19.756), lack a Graduate School (n=19.187) and live in small countryside cities (n=12.797). On the total of students who answered, 2.382 are from federal institutions, 863 are students from state institutions, 612 from municipal institutions and 19.765 come from private institutions. Regarding the effective exchange between Undergraduate e Graduate School, it’s possible to identify a small number of students that gained the possibility of getting involved graduation research projects (1,5%), being more involved in projects of the teacher class (9,9%). Regarding monitoring activities, students from federal institutions are the ones who participated the most (61,6%) followed by students from private institutions (52,9%), municipal institutions (50,4%) and state institutions (49,9%).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol.10 , n.3 (dez. 2011), p. 387-403.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUndergraduate researchen
dc.subjectFormação do psicológopt_BR
dc.subjectEstudantes : Psicologiapt_BR
dc.subjectPsychologisten
dc.subjectMonitoring activitiesen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.titleAs atividades de pesquisa, extensão e monitoria na formação em psicologiapt_BR
dc.title.alternativeThe activities of research, extension and monitoring by psychology students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000860805pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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