Interpretação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo
dc.contributor.author | Holderbaum, Guilherme Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Petersen, Ricardo Demetrio de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-25T02:09:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108638 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecânicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21% na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecânicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 26, n.4 (out./dez. 2012), p. 553-569 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciclismo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.title | Interpretação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000874852 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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