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dc.contributor.authorHolderbaum, Guilherme Garciapt_BR
dc.contributor.authorPetersen, Ricardo Demetrio de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:09:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108638pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecânicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21% na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecânicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 26, n.4 (out./dez. 2012), p. 553-569pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.titleInterpretação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000874852pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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