Repositório Digital

A- A A+

O papel do gene e da molécula HLA-G na expressão clínica das doenças reumatológicas

.

O papel do gene e da molécula HLA-G na expressão clínica das doenças reumatológicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do gene e da molécula HLA-G na expressão clínica das doenças reumatológicas
Outro título The role of the HLA-G gene and molecule on the clinical expression of rheumatologic diseases
Autor Brenol, Claiton Viegas
Veit, Tiago Degani
Chies, Jose Artur Bogo
Xavier, Ricardo Machado
Resumo O antígeno leucocitário humano G (HLA-G) é uma molécula não clássica de complexo principal de histocompatibilidade (MHC) de classe I, caracterizada por baixo polimorfi smo em sua região codifi cadora, um padrão de distribuição tecidual limitado em condições fi siológicas e expressão por meio de isoformas solúveis e acopladas à superfície de membranas por meio de splicing alternativo. O HLA-G é bastante conhecido por estar envolvido na indução e na manutenção da tolerância entre o sistema imunológico materno e o feto semialogênico ao nível da interface fetoplacentária. Além disso, diversos estudos apontam para um papel imunorregulatório mais amplo dessa molécula. Neste contexto, a expressão de HLA-G em doenças infl amatórias e reumatológicas é uma área relativamente recente de pesquisa. Os primeiros estudos descreveram a expressão de HLA-G em várias miopatias infl amatórias, dermatite atópica e psoríase cutânea. Com base nos achados de que o HLA-G poderia desviar respostas T helper para o tipo Th2, foi levantada a hipótese de que o HLA-G seria uma molécula protetora nas respostas infl amatórias. Neste artigo, revisamos os potenciais papéis da molécula HLA-G no sistema imunológico e em diversas doenças reumatológicas, tais como lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, esclerose sistêmica e outras.
Contido em Revista brasileira de reumatologia = Brazilian journal of rheumatology. Campinas. Vol. 52, n. 1 (jan./fev 2012), p. 82-91
Assunto Antígenos HLA
Doenças reumáticas
Imunogenetica
Polimorfismo genético
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108653
Arquivos Descrição Formato
000825258.pdf (158.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.