Repositório Digital

A- A A+

Exploração sexual e trabalho na adolescência : um estudo de caso

.

Exploração sexual e trabalho na adolescência : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Exploração sexual e trabalho na adolescência : um estudo de caso
Outro título Sexual exploitation and labor during adolescence : a case study
Autor Dutra-Thomé, Luciana
Cerqueira-Santos, Elder
Koller, Silvia Helena
Resumo O presente artigo teve como foco a exploração sexual percebida como trabalho, com delineamento de estudo de caso único. O objetivo foi investigar o caso de uma menina de 14 anos, em situação de exploração sexual comercial, que informava em uma entrevista semi-estruturada, ser esta a sua atividade laboral. Foram levantadas categorias relacionadas aos fatores de risco e de proteção na vida da jovem, especialmente relacionados ao trabalho. Constatou-se que a jovem percebia a atividade como um trabalho que lhe proporcionava autonomia, subsistência e sobrevivência. No entanto, os efeitos negativos da exploração sexual e de sua percepção desta como atividade laboral eram evidentes sobre sua saúde e seu desenvolvimento. O trabalho juvenil pode ser considerado um fator de risco, como no presente estudo de caso, principalmente quando as condições laborais não se dão de forma adequada e protegida.
Abstract The present article focused on the perception of sexual exploitation as a job, using a single case study design. The aim of the study was to investigate the case of a 14 year-old girl, involved in commercial sexual exploitation, who considered this situation as her labor activity. A content analysis showed protective and risk factors as categories, especially related to her labor activities. The girl perceived the sexual exploitation activity as a job that provided autonomy, subsistence, and survival. The study revealed that the negative effects of working during adolescence may bring consequences to health and development. Youth work may be defined as a risk factor, especially when the labour conditions are not adequate and protected.
Contido em Universitas Psychologica. Bogotá, Colombia. Vol. 10, n. 3, (sep./dic. 2011), p. 881-896.
Assunto Abuso sexual
Adolescência
Adolescente
Prostituição : Adolescência
Trabalho
[en] Developmental psychology
[en] Protective and risk factors
[en] Qualitative research,
[en] Sexual exploitation
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108667
Arquivos Descrição Formato
000886268.pdf (252.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.