Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa dept_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.contributor.authorChiari, Brasília Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-25T02:10:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn2179-6491pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108672pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar a produção bibliográfica científica sobre a prática da vigilância à saúde do trabalhador relacionada aos distúrbios vocais em professores. Estratégia de pesquisa: Foram seguidos os preceitos do Cochrane Handbook, que envolveu a formulação da questão a ser investigada, a localização, a seleção dos estudos e a avaliação crítica dos artigos. Critérios de seleção: Os artigos publicados entre 2000 e 2011 foram selecionados por meio das bases de dados PubMed, LILACS, MEDLINE e Biblioteca Cochrane, utilizando-se os descritores distúrbio da voz/voice disorders, docentes/faculty, saúde do trabalhador/occupational health, vigilância em saúde do trabalhador/surveillance of the workers health. Análise de dados: Os textos foram analisados utilizando-se um formulário padronizado, quando os seguintes dados foram coletados: objetivos, desenho da pesquisa, características do grupo pesquisa, resultados obtidos e discussão sobre a prática da vigilância relacionada ao distúrbio da voz. Resultados: Inicialmente, foram identificados 141 estudos. Após revisão dos títulos e resumos, consideração dos critérios de inclusão e exclusão, verificação da coerência com a temática pesquisada e eliminação por estarem concomitantemente em mais de uma base de dados, 32 foram efetivamente analisados por referirem nos resultados e/ou nas conclusões a prática da vigilância relacionada aos distúrbios vocais em professores. Conclusão: A prática da vigilância em saúde do trabalhador foi evidenciada nesta pesquisa principalmente enquanto identificação dos fatores de riscos associados aos distúrbios vocais em professores, visando à transformação das condições de trabalho e à garantia da qualidade da assistência a esses profissionais como trabalhadores.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To analyze scientific bibliographic production on the practice of occupational health surveillance related to voice disorders in teachers. Search Strategy: The Cochrane Handbook precepts which involves the formulation of the question to be investigated, the location, the studies selection and articles’ critical evaluation were followed. Selection criteria: The articles published between 2000 and 2011 were selected in the Pub- Med, LILACS, MEDLINE database, and the Cochrane Library using the descriptors voice disorders; teachers, occupational health, workers’ health surveillance. Data analysis: Texts were analyzed, using a standardized form when the following data were collected: objectives, research design, characteristics of the study group, obtained results and discussion on the practice of surveillance related to voice disorder. Results: Initially, 141 studies were identified. After reviewing the titles and abstracts, considering inclusion and exclusion criteria, verifying consistency with the topic researched and eliminating the ones which were concurrently in more than one database, 32 articles were effectively analyzed for relating in the findings and/or conclusions to the practice of surveillance related to voice disorders in teachers. Conclusion: The practice of monitoring workers’ health was evidenced in this research mainly as the identification of risk factors associated with voice disorders in teachers, aimed at the transformation of the working conditions and the assurance of quality of assistance to these workers as professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo. Vol. 24, n. 3 (2012), p. 288-295.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectVoice disordersen
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectFacultyen
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectVigilânciapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectSurveillance of the workers healthen
dc.subjectDysphoniaen
dc.subjectOccupational risksen
dc.titleDistúrbios da voz em docentes : revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhadorpt_BR
dc.title.alternativeVoice disorders in teachers : critical review on the worker’s health surveillance practiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867487pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples