Educação para a sustentabilidade : a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.contributor.author | Palma, Lisiane Celia | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Nilo Barcelos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tania Nunes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-25T02:10:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-6776 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108689 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram recentemente criados no Brasil. Eles têm como objetivo suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada, que tem aumentado no país, e agregar qualidade aos currículos, buscando integrar conhecimentos básicos e técnicos e preparar os estudantes para a vida e para o exercício da cidadania. Sendo assim, demonstram em seus documentos ter preocupação com questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. Alguns estudos têm apontado a importância da inserção de debates sobre a educação para a sustentabilidade nas instituições de ensino e também nos cursos da área de gestão. Deste modo, o presente estudo tem por objetivo identificar como questões relacionadas ao assunto estão sendo tratadas nos IFs brasileiros, especialmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, delineado por um escopo descritivo, para verificar como a sustentabilidade tem sido abordada nos cursos do IFRS relacionados ao eixo tecnológico gestão e negócios. Para definição dos cursos, utilizou-se como referência o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia e o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Observou-se que, apesar do IFRS apresentar em seus documentos uma preocupação com o assunto, não existe uma política institucional que integre as ações relativas à sustentabilidade na organização em geral, sendo que a introdução do tema nos cursos acontece de formas diversas, por iniciativa de alguns professores. Contudo, projetos que buscam a inserção da sustentabilidade em cursos da área de gestão e negócios já podem ser verificados, como os que estão sendo desenvolvidos nos campi Canoas e Osório, que também são apresentados no presente trabalho. É importante salientar que os projetos encontram-se em fase de implementação, o que impossibilita uma avaliação com relação aos seus resultados. Entretanto, estes podem servir de base para ações que podem ocorrer na instituição e de modelo para outros níveis e instituições de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ram. São Paulo. Vol. 14, n. 3 (maio/jun. 2013), p. 83-118 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Educação para a sustentabilidade : a construção de caminhos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000894695 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39042)Ciências Sociais Aplicadas (3953)