Repositório Digital

A- A A+

Geografia e ensino : a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento

.

Geografia e ensino : a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Geografia e ensino : a elaboração de fanzines como possibilidade na construção do conhecimento
Autor Franco, Fábio Poletto
Orientador Castrogiovanni, Antônio Carlos
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Ensino de geografia
Espaço geográfico
Fanzine
[es] Área geográfica
[es] Destrezas y habilidades
[es] Enseñanza de la geografia
[es] Fanzines
Resumo Esta pesquisa busca analisar a elaboração de fanzines como uma proposta de ensino de Geografia. Para tanto, inicialmente discutimos a possibilidade que a Geografia nos proporciona para compreendermos a realidade social pelo viés espacial, se destacando o conceito de espaço geográfico. Seja pelo viés econômico e político, seja pelo cultural, as contribuições da Geografia Crítica e da Cultural são essenciais às nossas análises. Em um mundo caracterizado pelos fluxos densos e acelerados e pela diversidade de informações, o papel dos sujeitos em produzir conhecimento a partir deles ganha importância, cabendo aos professores criar estratégias para o desenvolvimento de competências por seus alunos. Nesse sentido, a ação é indissociável da construção do conhecimento pelos sujeitos, revelando uma abordagem piagetiana; no contexto escolar, a fim de operacionalizarmos o trabalho docente, as competências e habilidades compõem essa trama complexa, enquanto os diferentes gêneros musicais pesquisados pelos sujeitos trazem à tona as nuances dos espaços ausentes. Com essa postura que busca uma totalidade (embora saibamos que seja inatingível), a teoria da complexidade nos parece possibilitar um olhar sensível à realidade, aproximando ensino e aprendizagem, política e cultura, arte e ciência, emoção e razão. O fanzine justifica-se pela liberdade de criação que concede ao seu criador, se tornando um recurso de pesquisa e, possivelmente, um meio de comunicação. Assim, será transformado em material de investigação por revelar os conhecimentos construídos pelos autores.
Resumen Esta investigación tiene como objetivo analizar el desarrollo de fanzines como una enseñanza de la Geografía. A tal efecto, hemos discutido inicialmente la posibilidad de que la geografía nos proporciona para comprender la realidad social por el sesgo espacial, resaltando el concepto de espacio geográfico. Sea por el sesgo económico y político, sea por el cultural, las contribuciones de Geografía y Crítica Cultural son esenciales a los nuestros análisis. En un mundo caracterizado por flujos densos y acelerados y por la diversidad de las informaciones, el papel de los individuos en la producción de conocimiento de ellos gana importancia, dejando a los profesores diseñar estrategias para el desarrollo de habilidades para sus estudiantes. En este sentido, la acción es inseparable de la construcción del conocimiento por los sujetos, que revela un enfoque de Piaget; en el contexto de la escuela con el fin de operacionalizarmos la profesión docente, las competencias y habilidades constituyen esta trama compleja, mientras los diferentes géneros musicales resaltan los matices de los espacios que faltan. Con esta actitud, que busca una totalidad (aunque sabemos que sea inalcanzable), la Teoría de la Complejidad parece permitir un ojo sensible a la realidad, acercándose a la enseñanza y el aprendizaje, la política y la cultura, el arte y la ciencia. El fanzine se justifica por la libertad creativa que otorga a su creador, haciendo una función de búsqueda y, posiblemente, un medio de comunicación. Por lo tanto, será transformado en material de investigación por revelar los conocimientos construidos por sus autores.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/108708
Arquivos Descrição Formato
000949344.pdf (11.44Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.