Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem

.

Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagem
Outro título Development of numerical facts by students with learning disorders
Autor Costa, Adriana Corrêa
Rohde, Luis Augusto Paim
Dorneles, Beatriz Vargas
Resumo O presente estudo revisa o tema da representação dos fatos numéricos aditivos na memória de longo prazo em estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão de tais conceitos visa oferecer aos profissionais da área a possibilidade de revisão de práticas pedagógicas ligadas ao ensino. Trata-se de um exame abrangente da literatura que indica que as crianças com transtornos de aprendizagem na matemática distinguemse de seus pares em duas habilidades acadêmicas: utilizam procedimentos de contagem já abandonados por seus iguais da mesma idade, e apresentam desenvolvimento tardio ou atípico na recuperação e/ou armazenamento dos fatos numéricos na memória. Como conclusão, sugere-se a estimulação dessas habilidades, a fim de evitar o aumento de dificuldades.
Abstract This paper reviews the theme of representation of numerical additive facts in the longterm memory of students with learning disorders. These concepts have been addressed in the literature recently, and the discussion aims to offer education professionals the opportunity to review practices related to teaching the basic facts. This is a comprehensive review of the literature on the subject. This review indicates that children with learning problems in mathematics are distinguished from their peers who have no difficulties in two well-defined academic skills: counting procedures tend to be evolutionarily more immature than those of their peers, and immature or atypical development of access or storage of numerical facts in memory seems to underlie this immature use. We conclude by suggesting stimulation of such skills to avoid increasing such difficulties.
Contido em Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 26, n. 44 (dez. 2012), p. 1151-1169
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Matemática
[en] Learning disorder
[en] Math education
[en] Numerical facts
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108746
Arquivos Descrição Formato
000878327.pdf (761.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.