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O papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégias

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O papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégias

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Título O papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégias
Outro título Role of the working groups in building and implementing strategies
Autor Toaldo, Ana Maria Machado
Jotz, Claudia Beatriz
Luce, Fernando Bins
Resumo Esta pesquisa enfoca o funcionamento dos grupos de trabalho no processo de construção e implementação de estratégias. Utilizando a área de marketing para o estudo da relação entre grupos e estratégia, propõe-se verificar qual é a influência das ações dos indivíduos na formação da estratégia de marketing. Para se atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma pesquisa exploratória e qualitativa e outra pesquisa descritiva e quantitativa. A etapa exploratória, realizada a partir de estudo da bibliografia e de entrevistas em profundidade com executivos, busca construir um modelo teórico de formação da estratégia de marketing. A etapa descritiva, por sua vez, compôs-se de pesquisa em 200 empresas, cuja finalidade foi validar a estrutura proposta e verificar de que forma os grupos de trabalho influenciam na formulação e implementação de estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que, para o desenvolvimento do processo de estratégia, não é necessário que um único líder conduza as ações, mas sim que entre os indivíduos que compõem os grupos haja comprometimento, comunicação e integração.
Abstract This work focused on the activity of working groups in formulating and implementing strategies. The marketing area was used to study the relation between groups and strategy in order to verify the influence of actions of individuals in shaping marketing strategy. An exploratory qualitative research included a review of literature and in-depth interviews with executives in order to build a theoretical model for defining marketing strategy. Then in a descriptive survey was made of 200 companies to validate the theoretical model proposed and to verify the influence of working groups on the subject. Results demonstrated that for strategy development it is not necessary to have a single leader to conduct activities but it is necessary to have commitment, communication and integration among those who participate in the groups.
Contido em REGE USP : Revista de gestão USP. São Paulo. Vol. 15, n. 4 (2008), p.101-115
Assunto Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
Estratégia de marketing
Gestão de pessoas
Grupos de trabalho
[en] Commitment
[en] Communication
[en] Formulatio
[en] Group, Strategy
[en] Implementation
[en] Integration
[en] Strategy
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/108891
Arquivos Descrição Formato
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