Mostrar registro simples

dc.contributor.authorToaldo, Ana Maria Machadopt_BR
dc.contributor.authorJotz, Claudia Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.date.accessioned2015-01-13T02:14:43Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1809-2276pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108891pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa enfoca o funcionamento dos grupos de trabalho no processo de construção e implementação de estratégias. Utilizando a área de marketing para o estudo da relação entre grupos e estratégia, propõe-se verificar qual é a influência das ações dos indivíduos na formação da estratégia de marketing. Para se atingir tal objetivo, elaborou-se um método que envolve duas etapas: uma pesquisa exploratória e qualitativa e outra pesquisa descritiva e quantitativa. A etapa exploratória, realizada a partir de estudo da bibliografia e de entrevistas em profundidade com executivos, busca construir um modelo teórico de formação da estratégia de marketing. A etapa descritiva, por sua vez, compôs-se de pesquisa em 200 empresas, cuja finalidade foi validar a estrutura proposta e verificar de que forma os grupos de trabalho influenciam na formulação e implementação de estratégia de marketing. A análise dos resultados da pesquisa demonstrou que, para o desenvolvimento do processo de estratégia, não é necessário que um único líder conduza as ações, mas sim que entre os indivíduos que compõem os grupos haja comprometimento, comunicação e integração.pt_BR
dc.description.abstractThis work focused on the activity of working groups in formulating and implementing strategies. The marketing area was used to study the relation between groups and strategy in order to verify the influence of actions of individuals in shaping marketing strategy. An exploratory qualitative research included a review of literature and in-depth interviews with executives in order to build a theoretical model for defining marketing strategy. Then in a descriptive survey was made of 200 companies to validate the theoretical model proposed and to verify the influence of working groups on the subject. Results demonstrated that for strategy development it is not necessary to have a single leader to conduct activities but it is necessary to have commitment, communication and integration among those who participate in the groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREGE USP : Revista de gestão USP. São Paulo. Vol. 15, n. 4 (2008), p.101-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGroup, Strategyen
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectFormulatioen
dc.subjectImplementationen
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectCommitmenten
dc.subjectIntegrationen
dc.titleO papel do grupo de trabalho na formulação e implementação de estratégiaspt_BR
dc.title.alternativeRole of the working groups in building and implementing strategies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000708241pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples