Repositório Digital

A- A A+

Produção de etanol a partir de melaço de soja

.

Produção de etanol a partir de melaço de soja

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção de etanol a partir de melaço de soja
Autor Machado, Rogerio Pereira
Orientador Ayub, Marco Antônio Záchia
Data 1999
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.
Assunto Etanol
Melaço de soja
Tecnologia quimica
Resumo Neste trabalho estudou-se a utilização de melaço de soja como substrato para a produção de etanol, utilizando a levedura Saccharomyces cerevisiae (C94, Instituto Pasteur). O melaço de soja é um resíduo que contém 10,44 % de proteínas, 40,77 % carboidratos totais, 9,37 % de cinzas, 10,05 % de lipídios (média de 5 bateladas analisadas, expressas em % plp), além de cerca de 0,l g/L de fibras. A otirnização de parâmetros de processo foi realizada, tanto em incubadora rotatória, quanto em reator de bancada, obtendo-se melhor produtividade nas seguintes condições de processo: 30-34 "C, pH 6,0, aditivado com 0,l g/L de MgS04. Uma análise detalhada dos carboidratos do melaço de soja indicou que o melaço é um resíduo complexo que contém 8,43 g/L de glicose, 8,26 g/L de htose, 77,12 g/L de sacarose, 23,12 g/L de rafhose, 84,53 g/L de estaquiose, além de outros carboidratos não identificados. Por fim, testou-se a fermentação conjunta de melaço de soja com caldo de cana. Os resultados obtidos indicaram que misturas de 10 a 50 % de carboidratos provenientes do melaço de soja com carboidratos da cana de açúcar apresentam maior rendimento que a fermentação separada destes substratos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10897
Arquivos Descrição Formato
000242304.pdf (7.226Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.