Repositório Digital

A- A A+

Identificação : análise da influência da marca do fabricante sobre a força de vendas do canal de distribuição

.

Identificação : análise da influência da marca do fabricante sobre a força de vendas do canal de distribuição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identificação : análise da influência da marca do fabricante sobre a força de vendas do canal de distribuição
Autor Schuh, Rafael Artur
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Canal de distribuição
Influência
Vendas
[en] Channel sales force
[en] Identification
[en] Manufacturer influence
[en] Positive behaviors
[en] Sales control systems alignment
Resumo Este estudo abordou os esforços dos fabricantes para influenciar o comportamento dos vendedores do canal de distribuição e revelou uma ferramenta de influência motivadora: a identificação. A partir de uma survey com 147 vendedores, este estudo explora o alinhamento dos sistemas de controle de vendas do canal de distribuição com o fabricante e a identificação, e os seus impactos na performance de vendas do fabricante. Este estudo também analisa os comportamentos positivos como consequência da identificação. A partir de análise de equações estruturais, os resultados demonstram que tanto a adesão do canal a sistemas de controle do fabricante e a identificação influenciam positivamente os resultados de vendas do fabricante, como também demonstram que a identificação gera comportamentos positivos do canal de distribuição, a favor da marca do fabricante, e com isso uma maior promoção da mesma. No entanto, os resultados não foram conclusivos em relação ao impacto destes comportamentos positivos nos resultados de vendas do fabricante. Adicionalmente, a identificação gera maior performance de vendas para o fabricante quando há um maior alinhamento dos sistemas de controle de vendas. Estes resultados sugerem que os fornecedores podem exercer influência sobre a força de vendas de canal de distribuição através do reforço da ligação psicológica entre as suas marcas e os vendedores do canal de distribuição.
Abstract This study addressed the efforts of manufacturers to influence the behavior of the sales makers of the distribution channel and revealed a motivating influence: identification. From a survey with 147 distribution channel sales makers, this study analyses the impact of manufacturer-channel member control systems alignment and identification, on manufacturer’s performance. This study also examines the positive behaviors as a consequence of identification. From analysis of structural equations, the results demonstrate that both the adherence to manufacturer control systems and identification positively influence the manufacturer sales performance, and also demonstrate that identification generates positive behaviors of the distribution channel in support of the manufacturer's brand. However, the results were inconclusive regarding the impact of these positive behaviors on manufacturer’s sales performance. In addition, identification generates greater sales performance for the manufacturer when there is a greater alignment of manufacturer-channel sales control systems. This results suggests that suppliers can exercise influence over the channel sales force by strengthening the psychological connection between its brands and channel sales personnel.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/108998
Arquivos Descrição Formato
000949842.pdf (1.520Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.