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A análise da relação custo x volume x lucro : estudo de caso em uma instituição de ensino

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A análise da relação custo x volume x lucro : estudo de caso em uma instituição de ensino

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Título A análise da relação custo x volume x lucro : estudo de caso em uma instituição de ensino
Autor Ferronatto, Júlio César
Orientador Filomena, Tiago Pascoal
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Contabilidade de custos
Custo : Analise
Sistemas de custeio
[en] Breakeven point multiproducts
[en] Contribution margin
[en] Cost volume relationship x Profit
[en] Variable costing
Resumo Este trabalho teve como objetivo discutir a temática do Custeio Variável aplicado a uma empresa prestadora de serviços, para demonstrar o uso da Margem de Contribuição como ferramenta de apoio à gestão da empresa. A pesquisa aqui relatada utilizou o método qualitativo como abordagem, realizada por meio de um estudo de caso descritivo utilizando como modelo a Análise da relação Custo x Volume x Lucro para empresas multiprodutoras. A fim de possibilitar a realização deste estudo de caso, foi realizada a revisão da literatura sobre o tema, de modo a fundamentar e estruturar as etapas de aplicação do modelo adotado no ambiente organizacional escolhido, analisando-se os serviços prestados pela empresa e identificando-se corretamente a Margem de Contribuição destes. Após esta etapa, foi possível analisar a participação de cada serviço na composição do mix de vendas da empresa e, dessa forma, avaliar a contribuição efetiva de cada um na geração da riqueza para a empresa. O modelo proposto envolve basicamente a identificação da Margem de Contribuição Unitária e sua correspondente Razão de Contribuição, além da identificação do Ponto de Equilíbrio de cada serviço, bem como da empresa como um todo. Esse estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino em fase de crescimento e devido aos desafios que se apresentam a uma empresa nessas condições, aumenta a relevância do mesmo, do ponto de vista do uso de ferramentas de gestão profissionais, que apesar de consagradas no mercado, nem sempre são utilizadas por uma grande parte das pequenas empresas. Ao final, é demonstrada a aplicação do modelo e destacada a sua relevância para a gestão da empresa, bem como, apresentadas as conclusões do estudo, evidenciando-se que por meio da utilização do modelo proposto, os objetivos específicos são atingidos e a indagação feita a cerca da problemática discutida é respondida por meio dos resultados obtidos no presente estudo.
Abstract This study aimed to discuss the theme of Variable Costing applied to a service provider, to demonstrate the use of the Contribution Margin as a management support tool company. The research reported here used the qualitative method as approach, performed through a descriptive case study using a model of Analysis of Cost x Volume x Profit respect to multiproducts companies. In order to enable the realization of this case study, the literature review on the subject was held in order to support and structure the application steps of the model adopted in the organizational environment chosen by analyzing the services provided by the company and the correct identification of the contribution margin of these. After this step, it was possible to analyze the participation of each service in the composition of the sales mix of the company and thus evaluate the actual contribution of each in the generation of wealth for the company. The proposed model basically involves identifying the unit contribution margin and it’s corresponding contribution ratio and the identification Breakeven Point each service as well as the company as a whole. This study was developed in an educational institution in the growth phase and due to the challenges that confront the company under these conditions, increases its relevance from the point of view of the use of management tools professionals who consecrated despite the market are not always used by a large proportion of small businesses. At the end, it is demonstrated the application of the model and highlighted its relevance to the company's management, as well as presented the study's findings, showing that by using the proposed model, the specific objectives are met and the question made about the discussed problem is answered by the results obtained in this study.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/109001
Arquivos Descrição Formato
000949854.pdf (879.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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