Repositório Digital

A- A A+

Gitabs : uma extensão ao sistema Git para gestão de projetos

.

Gitabs : uma extensão ao sistema Git para gestão de projetos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gitabs : uma extensão ao sistema Git para gestão de projetos
Outro título Gitabs : a Git extension for Project management
Autor Mello, Eduardo Mattos da Silva
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Gestão de projetos
Software livre
[en] BDD
[en] Git
[en] Project management
[en] Ruby
[en] Version control system
Resumo O objetivo deste trabalho é desenvolver uma biblioteca que possa ser utilizada por aplicações que auxiliem a gestão de projetos. Sua construção se deu de forma genérica possibilitando a construção de diferentes abordagens em gestão de projetos e até ferramentas mais amplas de armazenamento de dados, como banco de dados baseado em documentos. Atualmente a gestão eficiente de um projeto é determinante para o sucesso do mesmo. Sendo assim, gerentes utilizam diversas metodologias e ferramentas para auxiliá-lo nas suas tarefas ao longo de um projeto. Quaisquer que sejam as medidas adotadas por um gerente, sempre haverá necessidade de comunicação com o time de desenvolvimento. Este time, por sua vez, utiliza sistemas para controle de versão de seu código. Estes sistemas funcionam como um banco de dados para manter um histórico de modificações de um projeto. Desta forma, as informações necessárias para a execução do projeto (escopo, tarefas, requisitos, diagramas, entre outros) estão desvinculadas do código que foi produzido a partir delas. O presente trabalho apresenta uma extensão para o sistema de controle de versões Git que possibilite utilizá-lo como uma ferramenta para gestão de projetos.
Abstract The goal of this project is to build a library that serves as a platform for new project management tools. The library was built in a way that it suits different project management approaches and even broader applications, like document based databases may be built using it. Nowadays, managing a Project efficiently is very important for its success. Therefore, managers uses different methodologies and tools to help them on executing the necessary tasks along the project. No matter what methodology or tool was chosen by the manager, there will always be the need to communicate with the development team. This team utilizes a control version system to keep track on how its code evolved. Then, the necessary information for the project execution (scope, tasks, requirements, and diagrams, among others) are disconnected from the produced code that were generated because of them. This work presents an extension for the version control system, Git, so it can be used as a project management tool.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109005
Arquivos Descrição Formato
000909876.pdf (951.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.