Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da carga de trabalho dos operadores de uma empresa distribuidora de petróleo

.

Avaliação da carga de trabalho dos operadores de uma empresa distribuidora de petróleo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da carga de trabalho dos operadores de uma empresa distribuidora de petróleo
Outro título Evaluation of an oil distributor company operator's workload
Autor Ballardin, Lucimara
Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Resumo Este artigo mostra o método adotado e os resultados obtidos em estudo realizado com operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo da região Sul do Brasil. O objetivo era avaliar a carga de trabalho e os fatores que interferem nessa carga, do ponto de vista dos operadores. A metodologia aplicada incluiu entrevistas e dois questionários, um adaptado do NASA-TLX e um para levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho. Os resultados indicaram que a maioria dos operadores percebe que a carga de trabalho é alta. Entre os componentes da carga de trabalho, o desempenho é a que tem peso maior, enquanto os problemas relacionados a equipamentos e sistemas informatizados são os que mais influenciam nessa carga. Tendo em vista os resultados obtidos, é necessário aperfeiçoar os subsistemas, técnico e organizacional, da empresa para gerar melhorias na performance, saúde e satisfação dos operadores.
Abstract The aim of this study was to evaluate workloads as perceived by the operators of an oil distribution company in Southern Brazil. Workload levels were measured by a questionnaire adapted from the NASA-TLX, and the factors that impact on the workload were identified by interviews and questionnaire. The results showed that the workload level is high, mainly due to technical constraints (such as equipment and computational problems). Performance is the component which most influences workload. According to the results, it is necessary to improve the technical and organizational subsystems of the oil distribution company in order to improve human performance as well as the health and safety of the operators.
Contido em Produção. Porto Alegre. Vol. 19, N. 3 (set./dez. 2009), p. 581-592
Assunto Ergonomia
Gestão da produção
Trabalho
[en] Oil distribution company
[en] Work conditions
[en] Workload
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/109100
Arquivos Descrição Formato
000920649.pdf (1.434Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.