Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da qualidade institucional através de rankings nacionais e internacionais

.

Avaliação da qualidade institucional através de rankings nacionais e internacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da qualidade institucional através de rankings nacionais e internacionais
Autor Beuren, Gilberto Müller
Orientador Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Avaliação institucional
Ensino superior
Indicadores de desempenho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[en] Institutional evaluation
[en] International rankings
[en] National rankings
[en] Performance indexes
Resumo A avaliação é um tema recorrente em todas as áreas do conhecimento, tendo esta um papel impactante em toda a sociedade devido ao seu uso cotidiano. No contexto educacional, a avaliação contribui para que as universidades obtenham conhecimento de suas fragilidades e potencialidades. Além disto, a definição de quais indicadores medem a qualidade, nacional e internacionalmente, é importante para as Instituições de Ensino Superior. Com o intuito de identificar estes pontos e definir quais são as melhores universidades, uma variedade de rankings foram publicados. Esta pesquisa objetiva identificar pontos fortes e fracos da UFRGS no cenário nacional e internacional, a fim de permitir um melhor planejamento de suas ações, tornando-as mais efetivas. Para isto, um modelo de análise e controle de indicadores de rankings é proposto para o cenário nacional e outro para o cenário internacional, onde os indicadores de cada ranking são definidos, padronizados e agrupados, a fim de se obter um Índice Global que representa o desempenho da UFRGS. A análise dos dados, gerados através do modelo, permitiu a identificação dos indicadores críticos para a melhoria da qualidade, dando subsídios para a atuação nestes aspectos.
Abstract Evaluation is a recurring theme in all areas of knowledge, having an impactful role in whole society due to its daily use. In the educational context, the evaluation contributes to universities achieve awareness of its weaknesses and strengths. Moreover, the definition of which indicators measure the quality, nationally and internationally, is important for higher education institutions. In order to identify these aspects and define which the best universities are, a variety of rankings was published. This research aims to identify UFRGS’ strengths and weaknesses in the national and international scenario, in order to enable better planning of its actions, making them more effective. In this direction, a model of analysis and control of rankings’ indexes is proposed for the national and for the international scene, where the indexes of each ranking are defined, standardized and assembled in order to obtain a Global Index representing UFRGS’ performance. The data analysis, generated by the model, allowed the critical indexes for quality improvement identification, providing subsides for acting in these aspects.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/109137
Arquivos Descrição Formato
000949414.pdf (1.428Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.