Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWaquil, Paulo Dabdabpt_BR
dc.contributor.authorMiritz, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2007-10-16T05:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10915pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta a visão da cadeia produtiva, sob a ótica da diversificação e diferenciação nas empresas gaúchas de beneficiamento de arroz. Os objetivos deste trabalho são: identificar os produtos diversificados e diferenciados que as empresas oferecem no mercado; discutir a percepção das empresas em relação a este mercado; estudar as informações utilizadas pelas empresas para tomada de decisão; e discutir os motivos que limitam a entrada das empresas na produção diversificada e diferenciada. Foram entrevistadas 10 empresas dentre as 20 maiores beneficiadoras de arroz do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas no período de agosto a dezembro de 2006. O modelo proposto analisa o ambiente institucional e organizacional, a linha de produtos atual, informações de mercado, necessidades dos consumidores, necessidades tecnológicas, informações de engenharia, fornecedores de matéria-prima, diferenciação e diversificação. Os resultados apresentam as estratégias das empresas e as alternativas encontradas para conquistar novos mercados e manter os já existentes. Assim, espera-se com este trabalho contribuir no estímulo à produção local, visto a importância socioeconômica do arroz para o Estado.pt
dc.description.abstractThis study presents a view of the production chain, under a diversification and differentiation standpoint in rice processing companies from the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The objectives of this work are to identify diversified and differentiated products offered in the market by companies; discuss the companies’ perceptions relative to this market; study the information used by companies to make decisions, and; discuss the reasons that limit companies from engaging into diversified and differentiated production. Ten among the 20 largest rice processing companies in Rio Grande do Sul were interviewed. The interviews were semi-structured and were conducted in the period from August to December 2006. The proposed model analyzes the institutional and organizational environment, current line of products, market information, consumer needs, technological needs, engineering information, raw material suppliers, differentiation, and diversification. The results present strategies employed by companies and alternatives found to conquer new markets and to maintain existing ones. Consequently, this study is expected to contribute toward stimulating local production, given the socioeconomic importance of rice in the state.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRiceen
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectAgronegóciospt_BR
dc.subjectDifferentiationen
dc.subjectCadeia produtiva : Arrozpt_BR
dc.subjectDiversificationen
dc.subjectStrategies and agroindustryen
dc.subjectEmpresas : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectDiversificaçãopt_BR
dc.subjectCompetitividade agrícolapt_BR
dc.titleDiferenciação e diversificação na agroindústria arrozeira do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000602686pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples