Repositório Digital

A- A A+

A dança de salão em navios de cruzeiro : perfil do profissional

.

A dança de salão em navios de cruzeiro : perfil do profissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A dança de salão em navios de cruzeiro : perfil do profissional
Autor Donida, Rebeca Gimenes
Orientador Haas, Aline Nogueira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Dança
Dança de salão
[en] Ballroom dance
[en] Cruise ships
[en] Entertainment
Resumo A presente pesquisa aborda o perfil do profissional que trabalha com dança de salão em navios de cruzeiro. Dessa forma, o objetivo geral da mesma foi analisar o perfil do profissional que trabalha com dança de salão em navios de cruzeiro e os objetivos específicos foram: verificar a formação, a capacitação e as características da personalidade dos profissionais que trabalham com dança de salão em navios de cruzeiro; e, identificar as expectativas de coordenadores artísticos de companhias de cruzeiro em relação ao perfil desses profissionais. Essa pesquisa se caracteriza por ser de campo, descritiva e de análise qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram dois chefes e seis integrantes da equipe de professores de dança de salão da EICM. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada e questionário de perguntas abertas e fechadas. As entrevistas foram gravadas em mídia digital (gravador de voz) e, após, transcritas. Após a transcrição, as informações foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias de análise: Perfil do profissional: formação e capacitação, Perfil do profissional: características da personalidade; definidas de acordo com os objetivos da pesquisa para que pudesse ocorrer a análise e interpretação dos dados. Após a análise e discussão dos resultados, consideramos que a formação do profissional que trabalha com dança de salão a bordo de navios de cruzeiro é bastante diversificada. A capacitação desse profissional se dará a partir de treinamentos da empresa em que trabalhará. No que diz respeito às expectativas dos coordenadores das equipes de dança de salão em navios de cruzeiro, verificamos que espera-se que o profissional seja: pontual, gentil, responsável, simpático, que goste de servir e que saiba respeitar a hierarquia. Além disso, que tenha um conhecimento básico de dança de salão e que tenha ou busque conhecimento em outras línguas.
Abstract This research is about the profile of people who work with ballroom dance in cruise ships. Its general objective was to analyze the profile of people who work with ballroom dance in cruise ships and the specific objectives were to verify their background, preparation and personality traits as well as to identify the expectations of cruise lines’ artistical coordinators regarding these. This is a descriptive field research followed by a qualitative analysis. The subjects of this research were two coordinators and six integrants of the EICM ballroom dance team. Semistructured interviews and open- and closed-ended questions queries were the instruments for data collection. The interviews were recorded in a digital medium (voice recorder) and transcribed afterward. For the convenience of analysis and interpretation, the data were divided into two groups: background and preparation; and personality traits. After the results’ analysis and discussion, the background of people working with ballroom dance aboard cruise ships was considered to be very diversified. These people are specifically prepared by the companies in which they are going to work. In what regards the expectations of the cruise lines, it was verified that the working people are expected to be: on time, kind, dependable, easy-going, attentive and respectful towards hierarchy. In addition, they should have prior ballroom dance experience as well as knowledge of foreign languages.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109200
Arquivos Descrição Formato
000950397.pdf (749.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.