Repositório Digital

A- A A+

Caracterização da superfície de materiais de fricção

.

Caracterização da superfície de materiais de fricção

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracterização da superfície de materiais de fricção
Autor Cappellaro, Jesica
Orientador Ferreira, Ney Francisco
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia
[en] Brake pad
[en] Friction coefficient
[en] Tribometer
Resumo Os efeitos da temperatura, da velocidade de escorregamento e da pressão de contato de materiais de fricção sobre o coeficiente de atrito quando aplicados em sistemas de freio já são conhecidos. Porém, a relação entre a área real de contato e o atrito ainda não é totalmente conhecida. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar o coeficiente de atrito frente à área de contato durante o processo de frenagem. Para isso, foram realizados ensaios com dois tipos de materiais de fricção, um na categoria dos materiais semi metálicos (SM), e outro na categoria de materiais orgânicos (NAO). Os corpos de provas foram submetidos a diferentes condições de aplicação durante a frenagem. O coeficiente de atrito medido foi confrontado com o aspecto morfológico da superfície de contato através da utilização de técnicas de microscopia, a fim de se obter a percentagem de área em contato entre o disco de freio e a pastilha de freio durante as frenagens. Para os corpos de prova testados chegou-se ao resultado de uma área de contato média entre os materiais de fricção de 20 a 30% durante as frenagens.
Abstract The effects of temperature, sliding velocity and contact pressure on the friction coefficient are already known in friction materials when it is applied in brake systems. However, the relation between contact area and friction is not fully known yet. Thus, this work aims to analyze the friction coefficient against contact area during the braking process. Tests were performed with two kinds of friction material where, a semi metallic material and an organic material. The samples have been subjected to different application conditions. The coefficient of friction measured was confronted with the morphological appearance of the contact surface using microscopy techniques, to obtain the percentage area of contact between the brake disc and the brake pad during braking. The result of the average contact area between the friction materials was 20 to 30% during braking.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109218
Arquivos Descrição Formato
000949331.pdf (986.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.