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dc.contributor.advisorNeis, Patric Danielpt_BR
dc.contributor.authorLuz, Simeão Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-23T02:17:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109219pt_BR
dc.description.abstractDevido à escassa literatura acadêmica sobre sistemas de freio utilizados em equipamentos de elevação de carga, este trabalho mostra quais são e como funcionam os principais tipos de freio utilizados para esse fim. A motivação para esse estudo surgiu pelo envolvimento direto nas atividades de uma empresa que fabrica equipamentos de elevação e transporte de cargas e, em um dos modelos do equipamento, o disco de fricção do sistema de freio da elevação (item de manutenção básica) tem apresentado um desgaste excessivo. Além do estudo dos sistemas de freio propõe-se substituir o material atritante do disco de fricção que tem apresentado problema, por um que suporte de maneira adequada às cargas impostas pelo sistema frenante do equipamento em questão, que é uma talha elétrica de capacidade de 12500 kgf. Para validação da substituição de material proposta, foram calculados os esforços que atuam sobre o disco de fricção nas condições em que ele trabalha, e então foram comparados com dados existentes de ensaios experimentais realizados com tribômetro em condições semelhantes, no Laboratório de Tribologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LATRIB-UFRGS). Ao realizar as devidas comparações constata-se que o material semi-metálico proposto suporta de maneira segura às solicitações, sendo indicado a sua utilização no sistema de freio analisado.pt_BR
dc.description.abstractDue to the scarce academic literature about brake systems used in load lifting equipments, this work shows which are and how works the main types of brake used for this purpose. The motivation for this study arose because of the direct involvement in the activities of a company that manufactures equipments of lifting and carrying cargo and, in one of the models of the equipment, the friction disk of the lifting system (basic maintenance item) has shown excessive wear. Beyond the study of brake systems, it is proposed to replace the braking material of the friction disk that have presented problem for one that properly supports the loads imposed by the braking system of the equipment, which is an electric hoist of 12500 kgf of capacity. To validate the material replacement proposed, were calculated the efforts that act on the friction disk, under the conditions that it works, and then they were compared with existing data from experimental trials made with a tribometer under similar conditions by the Tribology Laboratory of the Federal University of Rio Grande do Sul (LATRIB-UFRGS). Whit the comparisons performed, it is verified that the proposed semi-metallic material supports, in a secure manner, to the requests, being indicated to use at the analyzed braking system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrake systemsen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectFriction materialen
dc.subjectElectric hoisten
dc.subjectLoad lifting equipmentsen
dc.titleAperfeiçoamento do disco de fricção utilizado em um sistema de freio de uma talha elétricapt_BR
dc.title.alternativeImprovement of the friction disk used on a brake system of an electric hoist en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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