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A aprendizagem do português em uma comunidade bilingüe do Rio Grande do Sul : um estudo de redes de comunicação em harmonia

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A aprendizagem do português em uma comunidade bilingüe do Rio Grande do Sul : um estudo de redes de comunicação em harmonia

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Título A aprendizagem do português em uma comunidade bilingüe do Rio Grande do Sul : um estudo de redes de comunicação em harmonia
Autor Altenhofen, Cleo Vilson
Orientador Koch, Walter
Data 1990
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Bilingüismo : Rio Grande do Sul
Bilingüismo (língua portuguesa e língua alemã) : Rio Grande do Sul
Língua portuguesa : Ensino
Sociolingüística
Tese
Variação linguística : Rio Grande do Sul
Variantes : Rio Grande do Sul
Resumo A presente Dissertação enquadra-se na linha de pesquisa Sociolinguística do bilinguismo. Sua preocupação central foi estudar o papel e significado da aprendizagem do português nas relações sociais dos membros de uma comunidade rural bilíngue de descendentes de migrantes alemães no Rio Grande do Sul, mais precisamente Harmonia, distante cerca de 80 km de Porto Alegre. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos membros desses grupos minoritários na aprendizagem do código oficial da maioria, bem como os equívocos advindos desse fato, partiu-se do pressuposto básico de que a compreensão de como uma comunidade dessas se estrutura em torno do bilinguismo deve constituir o ponto de partida primordial de qualquer discussão da melhoria do ensino a crian9as de minorias técnica. Para compreender, portanto. este fato em Harmonia, baseou-se a pesquisa na noção de "comunidade” como um sistema Social estruturado segundo um certo número de regras e valores. A análise das relações nesse sistema orientou-se pelo modelo de redes de comunicação, o qual mostrou ser um construto analítico bastante eficaz. Com isso, teve-se a oportunidade de desenvolver uma metodologia que pudesse ser aplicada a compreensão também de outras comunidades bilíngues afins. Ao final, o estudo revelou relações estreitas entre a aprendizagem do português e a manutenção ou uso do alemão local (uma variante de Hunsrückisch) que muito afetam o comportamento linguístico dos membros da comunidade bilíngue uma vez que se atribuem valores e papéis sociais distintos a ambos os códigos envolvidos. O estudo encerra com algumas sugestões para o ensino de portuguesa essas minorias, além de oferecer subsídios para uma politica cultural mais justa e adequada.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/109237
Arquivos Descrição Formato
000024978.pdf (4.547Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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