Repositório Digital

A- A A+

A subjetividade na linguagem : uma proposta de análise : unidade e dispersão

.

A subjetividade na linguagem : uma proposta de análise : unidade e dispersão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A subjetividade na linguagem : uma proposta de análise : unidade e dispersão
Autor Flores, Valdir do Nascimento
Orientador Martins, Eleni Jacques
Data 1993
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Análise do discurso
Discurso
Linguagem e ideologia
Lingüística : Teoria da enunciação : Subjetividade : Polifonia
Semântica da enunciação
Subjetividade na linguagem
Tese
Resumo Este trabalho tem por objetivos analisar as diferentes perspectivas da questão da subjetividade na 1inguagem, avaliando as teorias pragmáticas da enunciação e do discurso, bem como propor uma análise do sujeito articulada em dois planos: o textual e o discursivo. O aparato teórico-metodológico que sustenta esta investigação é produto de uma articulação entre a perspectiva da Escola de Análise do Discurso Francesa, em especial a partir de Michel Picheux e a Teoria Polifônica da Enunciação de Oswald Ducrot, a fim de dar conta da subjetividade enquanto dispersão (implícita ou não) e unidade (efeito ideológico). Quanto a esta última, recorreu-se ao conceito de "autor” desenvolvido por Foucault para apresentá-lo como uma função enunciativa marcada pela ideologia.
Resumen Este trabajo tiene por objetivo analizar las distintas perspectivas de la cuestion de la subjetividade en el lenguajer evaluando las teorías pragmáticas de la enunciación y del discurso, bem como proponer un anylisis del sujeto articulado en dos planes: el textual y el discursivo. El aparato teórico-metodológico que costiene esta investigación es producto de una articulación entre la perspectativa de la Escuela de Analises del Discurso Francesa, en especial a partir de Michel Picheuse y la Teoréa Polifónica de la Enunciación de Oswald Ducrot, a fin de dar cuenta de la subjetividade en cuanto dispersión (implícita o no) y unidad (efecto ideológico). Cuanto a esta última se recorrió al concepto de "autor" desarrolhado por Foucault, para presentarlo como la función enunciativa marcada por la ideologia.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/109239
Arquivos Descrição Formato
000085808.pdf (3.925Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.