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Objetos imaturos : por uma arte objetual no contexto da artemídia

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Objetos imaturos : por uma arte objetual no contexto da artemídia

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Título Objetos imaturos : por uma arte objetual no contexto da artemídia
Autor Cristofaro, Ricardo de
Orientador Rey, Sandra Terezinha
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Objeto
Arte : Tecnologia
Arte contemporânea
Artemídia
[en] Art and technology
[en] Arte numérica
[en] Contemporary art
[en] Media art
[en] Object
[en] Objectual art
Resumo Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre minha conduta criadora, apresentando os pressupostos, conceitos, ações, intenções e estratégias que participaram da instauração da proposição artística intitulada Objetos Imaturos. Esta tese explora a possibilidade de existência de uma arte objetual numérica, constituída a partir do deslocamento de procedimentos operacionais do espaço real para o virtual tecnológico, envolvendo ações de apropriação, fragmentação e construções que se aplicam em objetos pré-fabricados, tomados como matéria-prima do mercado de produtos numéricos. A conformação desta produção objetual ocorre sob certas condições vinculadas a um conceito amplo e aberto de objeto, tendo em vista a identificação da realidade virtual numérica como território de trabalho e levando em conta a pesquisa e exploração das características distintivas da imagem numérica, sob o ponto de vista de suas diferenciações, no que diz respeito à materialidade, plasticidade, espacialidade e temporalidade. Junto a esta produção objetual de caráter numérico no contexto da artemídia ― denominada Objetos Imaturos ― é articulada uma reflexão conceitual sobre características distintivas de dispositivos tecnológicos que gerenciam e condicionam formas de percepção e agenciam novos sistemas simbólicos.
Abstract This study intends to propose a reflection upon my conduct of creation presenting the presuppositions, concepts, actions, intentions and strategies that played a role in the establishment of the artistic proposition named Immature Objects. This thesis explores the possible existence of a numeric objectual art, established through an operational procedures move from the real space to the technologic virtual, involving acts of appropriation, recycling, fragmentation and constructions that are applied to prefabricated objects taken as raw materials from the market of numeric products. The conformation of this objectual production occurs under some conditions linked to a broader concept of object, focusing the identification of a numeric virtual reality as the field of work and taking into account the research and exploration of different characteristics of numeric image, under the point of view of its differences about the materiality, plasticity, spatiality and temporality. A conceptual reflection about different characteristic of technological devices which manage and determine the perception style and promote new symbolic systems is linked to this objectual production in the media art, named Immature Objects.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/10926
Arquivos Descrição Formato
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