Repositório Digital

A- A A+

Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil

.

Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Disfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasil
Autor Souza, Caroline Beatriz Rodrigues de
Orientador Comim, Flavio Vasconcellos
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Avaliação de desempenho
Brasil
Educação básica
Políticas públicas
[en] Basic education
[en] Cognitive and non-cognitive development
[en] Public policies for basic education
[en] School dysfunctionality
Resumo Este trabalho visa apresentar e discutir os aspectos que podem ser relacionados ao baixo grau de funcionalidade observado nas escolas brasileiras. Para tanto, a literatura em disfuncionalidade escolar é apresentada para que, posteriormente, se analisem os fatores apontados como determinantes para escolas disfuncionais de acordo com diversos estudos distintos. São apresentados alguns estudos sobre eficácia escolar, além das principais considerações sobre desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo expostas nos trabalhos de James Heckman e Flavio Cunha e de aspectos que se relacionam ao abandono escolar. O objetivo é encontrar na literatura uma base que permita qualificar as características da escola que podem ser atribuídas ao seu fracasso ou ao seu sucesso. Por fim, são apresentadas, tomando-se como referência a discussão realizada, algumas sugestões para políticas públicas direcionadas para a educação básica no Brasil.
Abstract This study aims to investigate and examine arguments that could throw light on the low degree of functionality observed in Brazilian schools. To do so, the literature about school dysfunctionality is presented in order to identify its determining factors. The general context of school effectiveness is tackled and considerations about the cognitive and non-cognitive development put forward by James Heckman and Flavio Cunha are explored. The main goal of this work is to find in the literature a basis to qualify the school characteristics that can be attributed to its failure or success. To conclude, some suggestions for public policies to improve the status of basic education in Brazil are presented.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/109262
Arquivos Descrição Formato
000949066.pdf (946.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.