Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Caroline Beatriz Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2015-01-28T02:13:09Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109262pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar e discutir os aspectos que podem ser relacionados ao baixo grau de funcionalidade observado nas escolas brasileiras. Para tanto, a literatura em disfuncionalidade escolar é apresentada para que, posteriormente, se analisem os fatores apontados como determinantes para escolas disfuncionais de acordo com diversos estudos distintos. São apresentados alguns estudos sobre eficácia escolar, além das principais considerações sobre desenvolvimento cognitivo e não-cognitivo expostas nos trabalhos de James Heckman e Flavio Cunha e de aspectos que se relacionam ao abandono escolar. O objetivo é encontrar na literatura uma base que permita qualificar as características da escola que podem ser atribuídas ao seu fracasso ou ao seu sucesso. Por fim, são apresentadas, tomando-se como referência a discussão realizada, algumas sugestões para políticas públicas direcionadas para a educação básica no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate and examine arguments that could throw light on the low degree of functionality observed in Brazilian schools. To do so, the literature about school dysfunctionality is presented in order to identify its determining factors. The general context of school effectiveness is tackled and considerations about the cognitive and non-cognitive development put forward by James Heckman and Flavio Cunha are explored. The main goal of this work is to find in the literature a basis to qualify the school characteristics that can be attributed to its failure or success. To conclude, some suggestions for public policies to improve the status of basic education in Brazil are presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSchool dysfunctionalityen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCognitive and non-cognitive developmenten
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPublic policies for basic educationen
dc.titleDisfuncionalidade escolar : uma análise teórica de identificação dos fatores que afetam o desempenho das escolas no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000949066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples