Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração de mercado do varejo supermercadista brasileiro no período compreendido entre 1998 e 2013. Isso foi possibilitado pela análise dos principais indicadores de concentração calculados a partir dos dados obtidos através da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Além da concentração, o trabalho também se destinou a realizar uma análise das fusões e aquisições que houveram neste período e que contribuíram para a mudan ...
O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração de mercado do varejo supermercadista brasileiro no período compreendido entre 1998 e 2013. Isso foi possibilitado pela análise dos principais indicadores de concentração calculados a partir dos dados obtidos através da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Além da concentração, o trabalho também se destinou a realizar uma análise das fusões e aquisições que houveram neste período e que contribuíram para a mudança na estrutura de mercado, bem como para a concentração do setor. Constatou-se que houve aumento da concentração no varejo supermercadista, impulsionado pela entrada de redes estrangeiras e pelo expressivo movimento de fusões e aquisições verificados a partir da década de 1990. ...
Abstract
The present study aimed to analyze the evolution of market concentration in the Brazilian retail market comprehended between 1998 and 2013. This was made possible by the analysis of the main indicators of concentration calculated from data obtained through Abras (Brazilian Association of Supermarkets). Besides the concentration, this work is also intended to undertake an analysis of mergers and acquisitions that happened in the same period of time and that there were contributed to the change i ...
The present study aimed to analyze the evolution of market concentration in the Brazilian retail market comprehended between 1998 and 2013. This was made possible by the analysis of the main indicators of concentration calculated from data obtained through Abras (Brazilian Association of Supermarkets). Besides the concentration, this work is also intended to undertake an analysis of mergers and acquisitions that happened in the same period of time and that there were contributed to the change in market structure, likewise the concentration of the industry. It was found that there was increased concentration in retail market, driven by the entry of foreign networks and the expressive movement of mergers and acquisitions recorded from the 1990s. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1290)
Este item está licenciado na Creative Commons License