Repositório Digital

A- A A+

Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013

.

Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013
Autor Delgado, Felipe Santos
Orientador Oliveira, Júlio César de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Industrial concentration
[en] Mergers and acquisitions
[en] Retail
[en] Supermarkets
Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração de mercado do varejo supermercadista brasileiro no período compreendido entre 1998 e 2013. Isso foi possibilitado pela análise dos principais indicadores de concentração calculados a partir dos dados obtidos através da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Além da concentração, o trabalho também se destinou a realizar uma análise das fusões e aquisições que houveram neste período e que contribuíram para a mudança na estrutura de mercado, bem como para a concentração do setor. Constatou-se que houve aumento da concentração no varejo supermercadista, impulsionado pela entrada de redes estrangeiras e pelo expressivo movimento de fusões e aquisições verificados a partir da década de 1990.
Abstract The present study aimed to analyze the evolution of market concentration in the Brazilian retail market comprehended between 1998 and 2013. This was made possible by the analysis of the main indicators of concentration calculated from data obtained through Abras (Brazilian Association of Supermarkets). Besides the concentration, this work is also intended to undertake an analysis of mergers and acquisitions that happened in the same period of time and that there were contributed to the change in market structure, likewise the concentration of the industry. It was found that there was increased concentration in retail market, driven by the entry of foreign networks and the expressive movement of mergers and acquisitions recorded from the 1990s.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109386
Arquivos Descrição Formato
000935132.pdf (2.417Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.