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dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorDornelles, Miriam de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-29T02:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109402pt_BR
dc.description.abstractO trabalho concentra-se em experiências com reforma regulatória bem como o impacto no bem estar dos usuários de táxi de Porto Alegre. A desregulamentação é o ponto mais crítico na discussão do funcionamento dos táxis em metrópoles da atualidade. Através de comparações de experiências internacionais com a desregulamentação de países como EUA, Nova Zelândia, Austrália e da Europa, é apresentado uma grande diversidade de exemplos sobre o setor de táxis. O governo faz com que o preço do serviço aumente por meio da redução da oferta visto que as quotas de produção fazem com que o preço suba arbitrariamente determinado. Foi realizada uma pesquisa com usuários do táxi da cidade de Porto Alegre e foi constatado que 60% dos entrevistados já tiveram problemas com o serviço nos últimos 12 meses. No Brasil, a regulação dos preços faz com que as tarifas de táxi sejam indevidamente induzidas pelo motorista de táxi conforme pesquisa realizada. Os principais problemas são que os motoristas conduzem perigosamente, que os motoristas pegam a rota longa ou errada e reclamações de atraso ou não chegada do táxi. O poder de monopólio é um obstáculo potencial ao acesso com má alocação de recursos e ele ocorre nas pequenas cidades, onde os indivíduos não tem acesso ao transporte público.pt_BR
dc.description.abstractThe work focuses on experiences with regulatory reform and the impact on the welfare of taxi users in Porto Alegre. Deregulation is the most critical point in the discussion of the operation of taxis in cities today. Through comparisons of international experiences with deregulation of countries like USA, New Zealand, Australia and Europe, is presented with a wide variety of examples on the taxi industry. The government makes the service price increases by reducing the supply because production quotas make the price go up arbitrarily determined. A survey was conducted with members of the cab from the city of Porto Alegre and revealed that 60% of respondents have experienced problems with the service in the last 12 months. In Brazil, the price regulation makes taxi fares are improperly induced by the taxi driver as survey. The main problems are that drivers drive dangerously, that drivers take the long route or wrong and complaints of late or non-arrival of the taxi. Monopoly power is a potential access to misallocation of resources hurdle and it occurs in small towns, where individuals do not have access to public transportation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDeregulationen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectRegulamentaçãopt_BR
dc.titleO táxi e a desregulamentaçãopt_BR
dc.title.alternativeO táxi e as barreiras de mercado pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935058pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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