Repositório Digital

A- A A+

Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas

.

Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas
Autor Meneghetti, Lucas Dorneles
Orientador Oliveira, Júlio César de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] Barriers to entry
[en] Competitive strategies
[en] Market structures
[en] Microbrewery industry
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação.
Abstract This study aims to analyze the microbrewery industry with emphasis on barriers to entry of new firms and the competitive strategies adopted by the microbreweries entrepreneurs. The market for microbreweries are expanding, both in Brazil and in Rio Grande do Sul, and tends to further expand in the coming years. Faced with this, it is necessary to understand the market dynamics and the main difficulties in entering this sector. Combining economic theory and technical knowledge in beer with market research and interviews with the entrepreneurs of microbrewery industry, this work exposes the dynamics of the operation of the market, its barriers to entry and the competitive strategies employed. It was concluded that microbrewery market – characterized as a differentiated oligopoly – has, as main barriers to entry, government policies, capital requirements and access to distribution channels. The main competitive strategy adopted by firms in the sector is the focus on differentiation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109404
Arquivos Descrição Formato
000935135.pdf (890.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.