Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBerselli, Marciapt_BR
dc.contributor.authorLulkin, Sérgio Andréspt_BR
dc.date.accessioned2015-01-30T02:18:01Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1519-6569pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109477pt_BR
dc.description.abstractO artigo propõe-se a evidenciar e problematizar alguns aspectos da ordem técnica e sensível a respeito da criação de aulas de teatro para alunos surdos. A partir da experiência pedagógica junto às oficinas do projeto “Teatro e Dança com alunos surdos”, desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre / RS), busca-se refletir sobre os agenciamentos atualizados na elaboração e realização de propostas cênicas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Acrescem às discussões apontamentos a respeito de diretrizes que buscam pensar o espaço criativo proporcionado pelas artes como produtor de conhecimento e potencializador da afirmação social de um grupo minoritário.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to highlight and discuss some aspects of technical and sensitive nature regarding the drama classes for deaf students. Based on our teaching experience from drama and dance workshops of the project “Teatro e Dança com alunos surdos” at Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick (a bilingual school in Porto Alegre / RS), we try to reflect on the settings of dramatic approaches using the Brazilian Sign Language (LIBRAS). Besides these discussions, some notes are added regarding the Arts and its potential to produce knowledge and encourage the social empowerment of a cultural minority.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 14, n. 28 (jul./dez. 2014), p. 101-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatreen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectCreationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectContacten
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleCompartilhar e criar na vulnerabilidade e no risco : a experiência de uma aula de teatro com alunos surdospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939640pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples