Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorDal Bello, Marcia Moura Cordeiro Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2015-01-30T02:18:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0101-9031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109479pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiandose em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professor poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents the orality as performance faculty, drawing on different authors to characterize the work of teachers. It uses Stanislavski’s work to exemplify the situations between actor and professor. It discusses the centrality of orality as content and as a method of the theatrical work. Thus, discusses the orality of the professor as an instrument through which the teacher makes his own voice a poem, making it the vehicle of pedagogical work. This text relies especially on Bauman, Zumthor and Schechner to circumscribe the orality as central theme teaching didactics theatrical. This paper advocates the possibility of thinking the pedagogical task in theater as an act of oral performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 39, n. 3 (set./dez. 2014), p. 529-540pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducationen
dc.titleA performance da oralidade docentept_BR
dc.title.alternativeThe performance of teaching speaking en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000945134pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples