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dc.contributor.authorAlberti, Taís Fimpt_BR
dc.contributor.authorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.date.accessioned2015-01-30T02:18:06Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1518-3483pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109481pt_BR
dc.description.abstractA partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, em particular da Teoria da Atividade de Leontiev e das Atividades de Estudo de Davidov, este artigo apresenta os resultados de pesquisa, em que investigamos as tarefas de estudo realizadas em um curso de Pedagogia mediado por tecnologias educacionais em rede que tinham a potencialidade para o desenvolvimento de novas atividades profissionais. Para tanto, a metodologia empregada foi a análise de conteúdo, por meio de procedimento de categorização. Os resultados evidenciaram que, nesse contexto investigado, a forma de organização e o conjunto de tarefas de estudo foram potencializadoras de Atividades de Estudo desenvolvimentais. Essas tarefas de estudo traziam em sua essência a transformação dos processos de ensino-aprendizagem, por meio do movimento de reorganização das ações mediadoras no planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação, colocando os professores-alunos na condição de sujeitos de seu processo formativo. Nessa perspectiva, entendemos que as tarefas de estudo realizadas na formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede mudou a forma de pensar e de agir desses professores-alunos, desenvolvendo seu psiquismo e transformando-os tanto pessoal quanto profissionalmente. Esses resultados apontam perspectivas para estudos mais avançados sobre a qualidade dos cursos na formação de professores, tendo como base de avaliação tarefas de estudo que contribuem para o desenvolvimento profissional.pt_BR
dc.description.abstractAfter the theoretical basis of historical-cultural psychology, in particular, the activity theory of Leontiev and activities of study of Davidov, this article presents the results of research, which investigated study tasks carried out on a Pedagogy Course, mediated by the educational technology network, which had the potential to develop new professional activities. In order to do that, the methodology used was the content analysis, through categorization procedure. Results showed that, in the investigated context, the way of organization and the set of study tasks potentialized of developmental activities. Those study tasks presented in essence the transformation of teaching and learning processes, through a movement of reorganization of mediator actions in planning, implementation, follow-up, and evaluation, placing the teachers as a subject of its formative process. In this perspective, we understand that the tasks of the study in teacher education mediated by technology network educational has changed the way of thinking and acting of teachers, developing their psychism and transforming them both in its personal dimension and in its professional dimension. These results indicate prospects for further studies on the quality of teacher training courses, based on study assignments that contribute to professional development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 13, n. 38 (jan./abr. 2013), p. 85-115pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectActivity theoryen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDevelopmental study activityen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectStudy assignmentsen
dc.subjectProfessional teacheren
dc.titleFormação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede : contribuições da perspectiva sócio-históricapt_BR
dc.title.alternativeTeacher training mediated by educational technology network: contributions of the socio-historical perspectiveen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000947446pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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