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dc.contributor.advisorPedrozo, Catarina da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBergmann, Melissapt_BR
dc.date.accessioned2007-10-16T16:04:59Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10950pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas do município de Giruá, RS, com a participação de professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio, com ênfase na sub-bacia do Rio Santo Cristo. O rio Santo Cristo está inserido na bacia hidrográfica dos rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, a qual pertence à grande região hidrográfica do Rio Uruguai. A pesquisa foi desenvolvida com base em estudo de caso, e consistiu em duas etapas. A primeira etapa teve caráter investigativo sobre as percepções de meio ambiente de moradores ribeirinhos do Rio Santo Cristo, estudantes e professores das escolas envolvidas. As técnicas empregadas para a coleta de dados foram desenhos e entrevistas semi-estruturadas. A segunda etapa foi desenvolvida com o planejamento das atividades em conjunto com as direções e professores das escolas. Os procedimentos metodológicos consistiram na exposição da proposta de trabalho às escolas, formação de grupos de professores e seleção de alunos-monitores, onde, a partir de então, foram desenvolvidas atividades específicas tais como: aula teórica sobre bacias hidrográficas, aplicação de protocolo para caracterização de trechos de bacias hidrográficas, coleta e análise de água do rio, elaboração de material educativo e apresentação da pesquisa em seminários locais e regionais. Nesta etapa, os alunos também responderam a um questionário para verificação de seus conhecimentos e percepções antes e após as atividades desenvolvidas. Os resultados da primeira etapa mostraram que a população ribeirinha entrevistada considerou o meio ambiente e os problemas ambientais em relação aos aspectos de saneamento básico. A percepção de meio ambiente dos estudantes e professores esteve relacionada principalmente aos elementos naturais, havendo poucos indícios da interação entre esses elementos e os aspectos sociais e culturais da sociedade humana. A segunda etapa evidenciou o número reduzido de professoras que aderiram e atuaram como colaboradoras no processo de pesquisa. As atividades com os alunos mostraram quais os aspectos precisam ser melhor trabalhados em projetos de educação ambiental, sendo que a maioria demonstrou não possuir conhecimentos sobre a complexidade de uma bacia hidrográfica, relacionando-a somente a seus aspectos hidrológicos. A participação dos estudantes na elaboração de material educativo e na apresentação de suas atividades em eventos mostrou a importância desse processo no aprendizado e na sistematização dos conhecimentos para divulgação dos trabalhos realizados para a comunidade. Portanto, o desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas requer a consolidação de grupos de professores e de alunosmonitores para atuarem como multiplicadores na geração de conhecimentos sobre o ambiente local e na participação da comunidade nas questões referentes ao meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThis work took place in two public schools located in the city of Giruá, RS. Teachers and students from both the elementary school and high school participated actively in the process of studying the Santo Cristo River. The watershed in which the Santo Cristo River is located also includes the rivers Turvo and Santa Rosa. All these rivers belong to a larger watershed from the Uruguai River. The research followed a study case approach and was accomplished in two stages. The first one, consisted of an analysis of how the locals view their relation with the environment. The main techniques employed in this stage were drawings and interviews. Activities were planned together with the schools’ administration and teachers. Groups of teachers and teachers’ assistants were selected to help devising a series of activities such as: theoretical classes on watersheds, applying protocols on characterizing watersheds, gathering and analyzing the quality of water from the river, writing educational guides, and presenting the ongoing work in local and regional seminars. During this state, students were evaluated to detect their learnings during the project. The results regarding the first stage show that the people living nearby the watersheds relate the environmental problems to the growing urban infrastructure. The students and teachers perception of the environment is mainly related to the natural elements, having little relation among these elements and the social and cultural aspects. The second stage showed little cooperation from teachers and students. Activities with the students helped to better understand which topics should be improved in any project related to environmental education. The great majority of the students did not have any knowledge about the complexity of a watershed. Students actively participated in writing educational texts and in the corresponding presentations to the community. Hence, it is really important that local people (i.e., students, teachers and the whole community) get involved to help improving the environmental education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectWatersheden
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectBacias hidrográficaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectGiruá (RS)pt_BR
dc.titleAnálise da percepção ambiental da população ribeirinha do Rio Santo Cristo e de estudantes e professores de duas escolas públicas, municío de Giruá, RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000600097pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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