Repositório Digital

A- A A+

O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade

.

O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade
Outro título Briefing as a project management complementary tool to be applied in advertising microenterprises
Autor Viaro, Felipe Schneider
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Silva, Regio Pierre da
Resumo Este artigo tem por objetivo analisar o briefing como uma ferramenta de auxílio na gestão de projetos em microempresas de design e publicidade. Para sobreviver ao período de inserção no mercado, essas empresas necessitam organização e eficácia. Este estudo eleva o uso do briefing para além de um contrato formal entre as partes. Como estratégia de pesquisa, utiliza o estudo de caso, analisando uma microempresa de publicidade quanto ao seu processo projetual, gerenciamento, seus projetos bem-sucedidos e os com problemas de execução. Ao longo do trabalho, são considerados aspectos do projeto como a comunicação e a colaboração, os resultados positivos e as ações preventivas. Constatou-se que o briefing, auxiliando na gestão de projetos, é útil em casos em que a cultura de gerenciamento inexiste. Nos casos bem-sucedidos, a colaboração do cliente e a completude do briefing foram fatores determinantes para o sucesso. Nos casos problemáticos, observou-se que houve falta de experiência da equipe de projeto e dificuldade de comunicação com o cliente.
Abstract This article aims at analyzing the briefing as project management complementary tool to be applied in design and advertising microenterprises. These companies need organization and effectiveness for surviving in their early years in the market. This study raises the use of briefing beyond a formal contract between the parties involved on it. Case study was defined as the main research strategy, as we intended to answer questions as how and why in our object of study. Throughout this research are considered project aspects such as communication and collaboration, positive and preventive actions to solve problems as well. It was found that the briefing in order to be used as a complementary tool of project management is useful in cases where the management culture does not exist. In the successful cases, we identified that it is very important the customer collaboration and completeness of the briefing. However, in the unsuccessful cases, the lack of experience of the project team and the difficulty of communication between the company and the customer were the most prominent cause of low performance of the project.
Contido em Competência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 97-114
Assunto Agência de publicidade
Design
Gestão de projetos
[en] Adverstising
[en] Microenterprise
[en] Project management
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/109536
Arquivos Descrição Formato
000948913.pdf (1.657Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.