Repositório Digital

A- A A+

Validação de processo de tratamento superficial nanocerâmico pré-pintura para aplicação em articulador automotivo

.

Validação de processo de tratamento superficial nanocerâmico pré-pintura para aplicação em articulador automotivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Validação de processo de tratamento superficial nanocerâmico pré-pintura para aplicação em articulador automotivo
Autor Urmersbach, Gustavo
Orientador Ferreira, Jane Zoppas
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Materiais.
Assunto Engenharia de materiais
Resumo O pré-tratamento de superfícies metálica é utilizado, principalmente, para aumentar o desempenho contra corrosão. A convencionalmente utilizada fosfatização possui uma série de desvantagens como tempo de ciclo, custo e geração de efluentes; assim, o presente trabalho investiga a viabilidade técnica e da substituição de tal tratamento pelo processo de conversão baseado em cristais nanocerâmicos de titânio e zircônio. Com o objetivo de avaliar a adesão, foi realizado um ensaio qualitativo de arrancamento com base nas normas internas da empresa fabricante do articulador automotivo testado. A superfície foi caracterizada por ensaios de microscopia eletrônica de verradura e espectroscopia por dispersão de energia, confirmando a deposição dos revestimentos testados e suas morfologias. A resistência a corrosão foi avaliada com potencial de circuito aberto e câmara de névoa salina. Concluiu-se que o revestimento nanocerâmico teve desempenho levemente inferior a fosfatização no aspecto de adesão, mas ainda cumpriu a exigência do produto. Na questão de resistência à corrosão, existe indicativo de pior performance do revestimento nanocerâmico, mas os testes foram inconclusivos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/109676
Arquivos Descrição Formato
000950896.pdf (2.329Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.